Novo processador Intel Broadwell pode dispensar a ventoinha no seu próximo ultrabook
A Intel acaba de anunciar um novo design de referência para PCs que usa seu chipset Broadwell. Normalmente, isso não nos deixaria animados, mas este conceito permite criar laptops finos e totalmente silenciosos.
Ele usa um processador com arquitetura de 14 nanômetros, o Core M, para criar um PC que não requer ventoinha. A Intel promete que este é o processador Core mais eficiente em consumo de energia.
Tablets sem ventoinha não são novidade, mas modelos que rodam Windows poderiam dispensá-la com o novo Core M. No ano passado, vimos um tablet x86 sem ventoinha na Computex, mas era apenas um protótipo; agora, isso pode ser uma realidade.
O novo design é um tablet de 12,5 polegadas com apenas 7,2 mm de espessura e 670 gramas – é menos que o Surface Pro 3! E ele possui um teclado destacável, tornando-se um dispositivo dois-em-um, assim como o tablet da Microsoft.
E as fabricantes poderiam muito bem usar o chip na próxima geração de ultrabooks. É o que a Intel sugere: “a maioria dos designs baseados neste novo chip deverão ser sem ventoinha e entregar tanto um tablet ultrarrápido como um laptop extremamente fino”.
Claro, a Intel não vai fabricar esses dispositivos: eles ficarão a cargo das parceiras OEM. Dispositivos baseados nesse design de referência serão lançados “ainda este ano”. Resta ver se a Intel conseguiu atingir um equilíbrio adequado entre desempenho e consumo de energia – graças à arquitetura 14nm, isso poderia acontecer.
Se você não se importar com ventoinhas e quiser o máximo de desempenho, a Intel também anunciou a versão “K” de processadores Core i7 e i5 da quarta geração – é a primeira a fornecer quatro núcleos que vão a 4 GHz e ainda podem receber overclock. Eles serão lançados em junho. [Intel via TechCrunch e Verge]