Inteligência artificial da Microsoft quebra recorde mundial de Ms. Pac-Man
De acordo com o site Twin Galaxies, o recorde oficial para a versão de fliperama de Ms. Pac-Man pertence a Abdner Ashman, com 933.580 pontos. Ou pelo menos pertencia. Uma inteligência artificial desenvolvida pela Microsoft alcançou a pontuação máxima possível para o jogo: 999.990 pontos.
• Cientistas agora estão usando inteligência artificial para prever autismo em bebês
• Inteligência artificial Alpha Go vai se aposentar depois de vencer três vezes o melhor do mundo
Jogando a versão do game para Atari 2600 (o que explica os gráficos ruins), a inteligência artificial, desenvolvida por uma empresa chamada Maluuba, que a Microsoft comprou neste ano, utilizou uma técnica chamada “Arquitetura de Recompensa Híbrida“. Utilizando 150 agentes, cada um focado e recompensado para uma tarefa específica no jogo, como encontrar as bolinhas e evitar os fantasmas, a IA conseguiu gerenciar e priorizar tudo isso em tempo real para fazer o jogo perfeito.
Os pesquisadores escolheram Ms. Pac-Man porque esse foi um jogo programado para ser muito menos previsível do que a versão original, o que ajuda a inteligência artificial que eles desenvolveram a lidar melhor com as situações do mundo real que são igualmente imprevisíveis. Por mais impressionante que seja essa façanha, poucas empresas estão dispostas a pagar por algo que apenas senta e joga videogames o dia inteiro.