Desde a estreia do iPad, os apps de criação musical sempre foram alguns dos mais elogiados pelo seu funcionamento muito adequado a uma tela de toque. Quando o iPad 2 saiu, e com ele veio o GarageBand, e essa tendência se firmou. Hoje existem dezenas de apps muito bons para músicos (e outros artistas), mas sempre pareceu que faltava alguma coisa para que o hardware do tablet da Apple virasse algo profissional. O iO Dock da Alesis resolverá isso em breve.

O maior problema do iPad para músicos é que ele não tem nenhum conector dedicado aos acessórios e instrumentos já usados para trabalho de áudio. Alguns adaptadores simples são vendidos, mas nenhum deles resolve o problema de modo mais geral. O iO Dock é praticamente uma mesa de som onde você encaixa o seu iPad e passa a ter à sua disposição todo o tipo de conexão usada na indústria da música. Microfones, guitarras, pedais, vídeo, MIDI, está tudo lá. E a empresa garante que ele funciona com virtualmente qualquer app.

http://www.youtube.com/watch?v=kxSHQNGmTQ8

Pelas fotos de divulgação, ele foi projetado para o iPad 1, mas muito provavelmente funcionará com o 2 também. O problema é que a Alesis acabou de anunciar a sua existência, e o produto ainda não está à venda – nem teve preço divulgado. Mas os interessados podem ficar de olho neste site: [Alesis]