Olheiras? iOS 18 deve chegar com novos emojis
A Apple costuma atualizar os emojis de suas plataformas periodicamente, incluindo atualizações de design ou simplesmente adicionando novos modelos de emoji à biblioteca. Agora, vazamentos indicam que a empresa está planejando uma nova atualização de emoticons para os próximos meses.
- Agora dá para criar emojis com a ajuda da IA; saiba como
- Como emojis podem conectar pessoas de diferentes países
De acordo com informações do portal MacMagazine, a “maçã” adicionou sete novos emojis ao banco de dados do Unicode Consortium. A organização sem fins lucrativos é dedicada à padronização de caracteres nos ambientes digitais.
A expectativa é que as novidades devem chegar junto com o iOS 18 e demais sistemas operacionais da Apple para tablets e computadores. Ao todo serão sete novos símbolos: rosto com olheiras, impressão digital, árvore sem folhas, vegetal com raiz, harpa, pá e o que aparenta ser uma mancha. Veja abaixo:
No entanto, eles podem demorar um pouco para chegar. Isso porque a previsão é que o processo de implementação das novas figuras seja encerrado no final de 2024 (ou início de 2025).
O iOS 17.4 trouxe a última adição de emojis, em março passado. Na ocasião, as adições foram emoticons de limão, cogumelo marrom, fênix, corrente quebrada, cabeça balançando verticalmente e cabeça balançando horizontalmente.
Apple se envolveu em polêmica com emoji
Normalmente, os usuários são bem receptivos aos novos emojis. Porém, no ano passado, um deles ficou no centro de uma grande polêmica. Um garoto de dez anos acusou a Apple de fazer uma representação ofensiva de nerds.
O garoto de Oxfordshire, no sudeste da Inglaterra, iniciou um abaixo assinado online solicitando a alteração do design da “carinha com óculos”. A história repercutiu bastante no mundo todo, mas a aprovação da alteração não cabe à “maçã” e, sim, ao Unicode Consortium.
Além disso, em entrevista à BBC, o garoto identificado com Teddy, considerou o emoji um insulto às pessoas que usam óculos. O jovem ainda criou sua própria versão do emoji, sem traços e estereótipos negativos. Veja, no vídeo: