A Apple acaba de revelar na WWDC um novo app nativo chamado Health. Sim, é aquele aplicativo para monitoramento de saúde que surgiu em rumores há alguns meses – mas o Health não existe para contar seus passos.

O app basicamente centraliza informações de outros apps e dispositivos que acompanham o estado do seu corpo. Você usa uma smartband? Então sua distância percorrida, calorias queimadas e outros podem aparecer no Health. Usa um app para monitorar seu sono? O tempo que você dorme também irá para o app  – com a ajuda de uma nova API chamada HealthKit.

Apps de terceiros, como o Nike+, se conectam através da API para que o Health reúna as informações sobre seu corpo e saúde. Além disso, empresas médicas podem receber e transmitir dados de check-up para o app.

ios 8 health oficial

Ou seja, além de consolidar seus dados de atividade física, ele também agrupa exames, diagnósticos e medicamentos a tomar – é uma espécie de prontuário digital que você pode controlar. Para isso, a Apple até contou com a ajuda da Clínica Mayo – uma organização sem fins lucrativos que realiza serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares.

Não é preciso ser um gênio para perceber que a nova API HealthKit é um gancho óbvio para um hardware ainda inexistente da Apple – digamos, um dispositivo vestível.

ios 8 health oficial (2)

 

Claro, já existem inúmeros apps e dispositivos que podem ajudar você a manter o controle deste tipo de informação – mas o Health coloca tudo em um só lugar. É uma novidade muito importante, pois você só tem um corpo e porque a saúde é holística.

Também é mais uma prova de que o iPhone é muito mais do que um dispositivo de comunicação: é um computador ainda mais pessoal do que os PCs tradicionais. Ah, e agora você poderá comprar uma variedade de dispositivos fitness compatíveis na Apple Store.

Atualizado às 17h12