_Apple

Ficou ainda mais difícil trocar componentes internos do iPhone

Desmonte do site iFixit sugere que a troca de alguns componentes só poderá ser feita pela própria Apple, e não por assistências terceirizadas.

Problema nas câmeras do iPhone 12. Imagem: iFixit

Imagens: iFixit

Os produtos da Apple não são conhecidos apenas pelo preço elevado — eles também são extremamente difíceis de ser consertados. E para quem está namorando um iPhone 12, já saiba que, se houver algum problema na câmera, só será possível trocar o componente diretamente com a Apple. Nem assistências técnicas autorizadas conseguiriam consertar o erro.

Essa é a constatação do iFixit, especializado no desmonte de aparelhos eletrônicos. A equipe do site divulgou no último dia 29 de outubro o desmanche do iPhone 12, em que todas as peças foram removidas a fim de dissecar o dispositivo. Na hora de trocar a câmera por um módulo idêntico ao original, o telefone apresenta um erro de inicialização em praticamente todos os sensores. A câmera traseira ultrawide, por exemplo, não abre de jeito nenhum.

Curiosamente, esse problema só afeta o modo foto. Para vídeos, as câmeras abrem normalmente. Além disso, o iPhone 12 parece ser o único modelo afetado pelo erro. O iPhone 12 Pro, mesmo passando por todo esse procedimento de troca, funcionou numa boa em todas as câmeras. Ainda não sabemos como os iPhones 12 mini e 12 Pro Max se comportam porque eles só serão lançados na semana que vem.

https://www.youtube.com/watch?v=O2UVpBrvrk4&feature=emb_title

Nos testes, o iFixit fez a troca da câmera de um iPhone 12 pelo mesmo sensor, também de um outro iPhone 12. Por isso os testes sugerem que se trata de um bug, uma vez que as duas peças são as oficiais, usadas pela Apple.

No entanto, o site descobriu que, nos manuais de treinamento da Apple voltado para consertos, a companhia diz que agora, a partir da linha iPhone 12, até as assistências técnicas oficiais precisarão utilizar a Configuração de Sistema própria da Apple, que se conecta aos servidores da empresa antes de reprogramar o novo componente para funcionar no smartphone.

Até então, isso só era obrigatório para troca de baterias — qualquer outra peça poderia ser trocada pelas assistências sem a necessidade de recorrer a esse software proprietário. Contudo, parece que a Apple mudou de ideia e está fechando o cerco para ter mais controle e segurança sobre os itens internos do iPhone.

O iFixit ainda destaca que essa mudança não significa que uma eventual troca de peças em um iPhone 12 tenha que ser obrigatoriamente usando componentes fornecidos pela Apple. “Testamos múltiplas trocas de telas nos modelos de iPhone 12 e elas funcionaram como o esperado, mesmo com os alertas da Apple de que o display em questão não era ‘genuíno’ (apesar de serem originais). Mas a situação não é boa para assistências independentes”, afirma o site.

[iFixit, GSMArena]

Sair da versão mobile