iPhone 12: Vale a pena investir neste modelo da Apple em 2024?

Comprar um iPhone 12 vale a pena? Saiba se esse modelo vale o investimento. Aproveite para conferir OFERTAS e PROMOÇÕES do iPhone 12. Por tempo limitado! 🤩📱
iphone 12

Será que o iPhone 12 é o aparelho celular que vai suprir as suas necessidades em 2024?

Com tantos lançamentos da Apple, por vezes é difícil acompanhar as novidades e a dúvida se vale a pena investir em versões anteriores paira sob as cabeças dos consumidores. Isso é normal, afinal, como saber o que mudou em cada nova linha de forma palpável e prática? Não é tão simples.

Mas, para ajudar você nesta jornada, trouxemos informações úteis sobre o iPhone 12 e algumas comparações com outras versões da Apple. Assim você pode tirar suas próprias conclusões e entender se o iPhone 12 é o smartphone ideal para você.

O que tem de melhor no iPhone 12?

Saber os benefícios que um produto entrega é essencial para perceber se vale a pena o investimento, ou seja, se é um artigo com bom custo-benefício. Um celular, atualmente, vai muito além de um item para fazer e receber chamadas, sendo essencial saber quais recursos ele oferece para ter uma boa experiência.

Pensando nisso, separamos as características que mais se destacam quando o assunto é o iPhone 12. Confira quais são e analise se elas se encaixam com as suas expectativas em relação ao seu novo smartphone.

Câmera iPhone 12

A linha 12 do iPhone trabalha com um sistema duplo de câmeras de 12 megapixels. Dessa forma, há a presença de duas lentes: a Grande-angular e a Ultra-angular. Assim, as câmeras do iPhone 12 permitem fotos em diferentes estilos, como aquelas com o zoom 0,5x, que aumenta a captação de espaço na imagem.

Há também o Modo Retrato com controle de profundidade para fotos com foco no objeto e desfoque no fundo da imagem. Além disso, também é possível gravar vídeos em 4K, em HD ou em HDR Dolby Vision até 4K, elevando a qualidade dos registros.

Por fim, podemos destacar também o Modo Noite, um recurso que permite fotos com maior nitidez mesmo em contextos com pouca iluminação.

Processador

O processador é o item responsável por ditar a performance do smartphone. Isso quer dizer que é ele quem vai dar fluidez e eficiência na execução de qualquer tarefa que o usuário se proponha a fazer. Quando um celular trava, esse problema provavelmente provém de um processador fraco que não suporta os aplicativos instalados.

No caso do iPhone 12, o processador é o chip A14 Bionic, com CPU de 6 núcleos, GPU de 4 núcleos e Neural Engine de 16 núcleos. A título de comparação, o processador mais atualizado da Apple é o A17 Pro, em que a única diferença estrutural é a presença do GPU de 6 núcleos. 

Mas o que tudo isso quer dizer, afinal? De maneira resumida: o processador do iPhone 12, mesmo que não seja o mais atualizado do mercado, ainda é considerado um excelente processador. Portanto, quem opta por comprar este aparelho, garante uma eficiência de uso, sem travas e interrupções.

Armazenamento

Ter espaço para guardar fotos, vídeos, conversas e aplicativos é essencial, não é mesmo? Por isso, é essencial contar com um celular que tenha uma capacidade de armazenamento coerente com o seu estilo de consumo.

No caso desta linha, vocĂŞ encontra:

  • iPhone 12 64GB;
  • iPhone 12 128GB;
  • iPhone 12 256GB.

Além disso, é possível contratar mais espaço através do iCloud, uma ferramenta da Apple que armazena os dados na nuvem para poupar o espaço interno do celular. Como o iPhone não possui entrada para um cartão de memória extra, essa é a solução — inclusive mais tecnológica e atualizada.

Sistema Operacional

A Apple é conhecida por fabricar todo o seu próprio ecossistema de produtos, certificando-se sempre da alta qualidade de entrega de cada um deles. Por isso, o sistema operacional entra nessa mesma regra, sendo um produto proprietário da maçã.

Portanto, quem compra o aparelho usufrui do sistema operacional iOS, considerado um dos mais seguros e eficientes do mundo. Ele oferece uma maior privacidade de dados ao usuário, além de manter atualizações constantes para acompanhar a evolução dos aplicativos.

Atualmente o iPhone está na versão do iOS 17, o que implica em uma vida útil do iPhone 12 por alguns anos ainda. A tendência é que, com o passar do tempo, algumas linhas do iPhone parem de receber atualizações, mas isso ainda vai demorar um pouco para a linha 12 da Apple.

Design

O design do iPhone 12 recebeu atualizações em relação ao seu antecessor, o iPhone 11. Com uma borda mais fina, reta e abaulada nos cantos, a estrutura do iPhone 12 é composta por alumínio, com a parte de trás em vidro.

Dito isso, Ă© possĂ­vel encontrar o iPhone 12 em diversas cores para atender a diversos estilos, como: Roxo, Azul, Verde, Vermelho, Branco e Preto.

Vale destacar também que a tela dele é de 6,1 polegadas, composta pela Super Retina XDR, o que torna o aparelho resistente à água, respingos e poeira. Além de trazer uma maior sensibilidade ao toque durante o uso, facilitando a experiência do usuário.

Qual é a diferença entre o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro?

As duas principais diferenças entre o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro diz respeito à câmera e ao armazenamento. 

Enquanto o iPhone 12 possui um sistema duplo de câmeras, o iPhone 12 Pro possui um sistema triplo de câmera, tendo as lentes Grande-angular, Ultra-angular e Teleobjetiva. Isso permite um aumento do zoom óptico, podendo chegar a até 2x (no iPhone 12 o máximo é 1x). Esses recursos dão maior estabilidade e qualidade de imagem.

Quando falamos em capacidade de memória, temos o iPhone 12 Pro com opções com mais espaço, sendo:

  • iPhone 12 Pro 128GB;
  • iPhone 12 Pro 256GB;
  • iPhone 12 Pro 512GB.

Por fim, temos também uma leve diferença no material de revestimento. O iPhone 12 Pro é composto por aço inoxidável com a parte traseira em vidro matte texturizado. Já o iPhone 12 é composto por alumínio e parte de trás em vidro.

Qual é a diferença entre o iPhone 12 e o iPhone 11?

O iPhone 12 já recebeu mais atualizações em relação ao seu antecessor, o iPhone 11. A começar pelo processador, que na linha 12 é o chip A14 Bionic, e na linha 11 é o chip A13 Bionic. A principal diferença entre eles está no Neural Engine — o iPhone 12 com 16 núcleos e o iPhone 11 com 8 núcleos.

Além disso, o iPhone 12 já suporta a rede de celular 5G ultrarrápida, enquanto o iPhone 11 se limita ao 4G. Outro ponto é que o iPhone 11 não é compatível com nenhum tipo de recarga sem fio, e o iPhone 12 já permite esse uso.

Temos também uma diferença nas capacidades de armazenamento disponíveis, já que não é possível encontrar um iPhone 11 com 256GB de memória. 

Por fim, temos algumas diferenças nas estruturas de cada aparelho: o iPhone 11 possui tela Liquid Retina HD e revestimento em alumínio e vidro. Já o iPhone 12 possui a Super Retina XDR e o revestimento em alumínio e a parte de trás em vidro.

Afinal, vale a pena comprar o iPhone 12 em 2024?

Visto todas as características e comparações entre os aparelhos, podemos dizer que vale a pena sim comprar o iPhone 12 em 2024. Este certamente será um aparelho que entregará bons recursos e um excelente custo-benefício para você.

Para ajudar na sua compra, separamos uma oferta exclusiva do iPhone 12. Garanta antes que acabe!

Aproveite para conhecer o iPhone 13, a versĂŁo sucessora do iPhone 12:

iPhone 13 com desconto

iPhone 13 com 256GB

Vantagens do iPhone 13 Pro

Motivos para comprar o iPhone 13 Pro Max

Esta matéria inclui links de afiliados. Leia mais sobre a nossa Política de Afiliados.

 

Leticia Negresiolo

Leticia Negresiolo

Jornalista formada pela Cásper Líbero, escrevo sobre tecnologia, cidades, lifestyle e cultura desde 2014. Com passagens pela Editora Globo, Editora Abril e Portal UOL, integro o time do Giz Brasil há cinco anos.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas