iPhone 14 Pro decepciona em teste e vai pior que iPhone 13
A linha iPhone 14 ainda não chegou nas lojas, mas já é alvo de piadas na internet por não representar, a primeira vista, um upgrade tão grande em relação ao iPhone 13. Agora, um primeiro teste de benchmark apontou que os novos aparelhos da Apple ainda podem ter um desempenho ligeiramente inferior aos modelos lançados no ano passado.
O teste — localizado no banco de dados do serviço Geekbench 5 — foi compartilhado pelo perfil ShrimpApplePro, no Twitter, e, provavelmente, foi retirado da rede social chinesa Weibo. Segundo o resultado, o modelo testado foi o iPhone 14 Pro de 6 GB de RAM.
No relatório divulgado, aparece o modelo “iPhone15,3”, um nome provisório utilizado até o lançamento dos novos celulares. Com a CPU de 6 núcleos, e rodando em velocidades de até 3,46 Ghz, o novo chip A16 Bionic atingiu 1.879 pontos em single-core e 4.664 pontos em multi-core – sendo um pouco mais rápido que o rival Dimensity 9000, da MediaTek.
Contudo, a surpresa é que essa pontuação é 5% mais lenta que o A15 Bionic, no iPhone 13 Pro, que atingia 4.885 pontos em multi-core. O teste pode ser visto abaixo:
iPhone 14 Pro Geekbench 5 scores pic.twitter.com/YJvt1FGUE5
— ShrimpApplePro 🍤 ずっと真夜中でいいのに (@VNchocoTaco) September 8, 2022
Durante a apresentação da última quarta-feira (7), a Apple afirmou que o A16 Bionic era 40% superior aos chips concorrentes. Porém, conforme ressaltou o Canaltech, a empresa da maçã evitou fazer comparações entre o seu novo chip com o A15 Bionic – lançado no ano passado.
Por outro lado, o site Wccftech fez a ressalva que as pontuações do Geekbench 5 podem ser facilmente manipuladas. Além disso, o aplicativo de teste pode não estar pronto para rodar no iPhone 14 Pro e Pro Max, assim como na atualização oficial do iOS 16.
Para ter uma certeza quanto ao desempenho dos novos iPhones da Apple, será necessário aguardar o início das vendas oficiais dos aparelhos, bem como executar uma versão atualizada do aplicativo Geekbench 5.
Por dentro do iPhone 14 Pro
De acordo com a Apple, o A16 Bionic é o chip mais rápido já usado em um smartphone, contendo 16 bilhões de transistores, com dois núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de alta eficiência, com capacidade para executar 17 trilhões de operações por segundo.
O chip – exclusivo nos modelos iPhone 14 Pro e Pro Max – foi pensado para comportar o novo hardware, que inclui o novo recurso “Ilha Dinâmica”, câmeras de 48 megapixels, além de suportar um processamento de imagem para realizar até 4 trilhões de operações por foto – fazendo uma análise pixel a pixel.
Mesmo poderoso, ele é eficiente em termos de energia, prometendo consumir 1/3 do que o núcleo de eficiência da concorrência consome, e entregando uma bateria que dura o dia todo – com até 29 horas de reprodução contínua de vídeo no modelo Pro Max. “Este é o melhor iPhone até agora”, resume a Apple.