iPhone 15 Pro: atualização permite gravações em 3D para o Vision Pro
O iOS 17.2 já chegou aos iPhones mais recentes nesta semana com alguns novos recursos que já haviam sido antecipados pela Apple. Entre as novidades estão o aplicativo Diário, a implementação da função “Traduzir” no botão de ação personalizável dos iPhones 15 Pro e algumas atualizações para o app iMessage.
Outra adição interessante foi a funcionalidade chamada “spatial videos”, que permite aos usuários gravarem vídeos tridimensionais para serem reproduzidos no Vision Pro, o headset de realidade mista da empresa, que previsto para estrear no início do ano que vem.
Na prática, o recurso utiliza as câmeras principal e ultrawide do aparelho para realizar gravações simultaneamente. Com a nova função, a Apple promete uma sensação de profundidade parecida com a que seus clientes estão acostumados a ver no cinema.
É importante destacar que, ao menos no celular, a visualização do vídeo será semelhante a de vídeos tradicionais. Para ter uma visualização em 3D do material será necessário reproduzi-lo no Vision Pro.
O headset é um das grandes apostas da Apple para o futuro e marca a entrada da empresa na chamada tecnologia de “computação espacial”, que mescla a realidade virtual e a realidade aumentada para criar uma nova experiência de navegação na internet e interação com aplicativos.
O produto foi anunciado durante a WWDC (Worldwide Developers Conference) deste ano e tinha lançamento previsto para março, mas como noticiamos recentemente, a estreia pode ser antecipada para fevereiro.
O dispositivo foi anunciado por um preço sugerido de US$ 3.499, o que dá aproximadamente R$ 17.300 em conversão direta. Mesmo com um preço salgado, a empresa pretende vender aproximadamente 400 mil unidades no lançamento e atingir a marca de 10 milhões de itens vendidos já em 2025.
A nova atualização já está chegando aos modelos mais recentes de iPhones, mas também deve ser disponibilizada em breve para os modelos mais antigos. Lembrando que, para o iOS 17, estão elegíveis aparelhos lançados a partir de 2018, o que inclui dispositivos como os da família iPhone X e posteriores.