O iPhone 15 deve ser anunciado apenas em setembro, mas uma novidade já é praticamente certa: a troca do atual plug de carregamento Lightning para o USB-C.
Essa será a primeira mudança do tipo desde 2012, caso confirmada, quando o iPhone 5 substituiu o conector de 30 pinos dos primeiros modelos pelo cabo Lightning.
O conector de 30 pinos se popularizou graças ao iPod e diversos produtos adotaram o formato, então a novidade causou alguma polêmica na época. Desa vez, porém, a transição deverá ser mais tranquila.
Primeiro porque agora existem os carregadores por indução magnética, os MagSafe, que podem ser usados independente da entrada do carregador. Segundo porque, diferente do Lightning, o USB-C já é um padrão na indústria, presente em praticamente qualquer produto eletrônico mais novo.
Isso incluiu os próprios produtos da Apple, como iPads, Macbooks e Apple TVs. Desde 2018, a empresa vem ensaiando uma mudança gradual para o padrão USB-C, que é tecnicamente superior em todos os quesitos. Apenas o iPhone ainda se mantinha fiel ao Lightning.
Essa foi uma das razões pela qual a União Europeia decidiu padronizar os cabos e carregadores no país para o USB-C até dezembro de 2024. A medida pretende diminuir a quantidade de lixo eletrônico produzida dentro do bloco, que é de cerca de 12 mil toneladas por ano. Outros países, como EUA e Brasil, também possuem propostas de leis nesse mesmo sentido.
O que sabemos sobre o plug do iPhone 15?
Na prática, a Apple ainda teria mais um ano para se adaptar ao novo padrão, já que a medida só vale para novos produtos vendidos na União Europeia. Mas, ao que tudo indica, a mudança ocorrerá já no iPhone 15. Vazamento de supostas imagens mostram o novo modelo com uma porta USB-C.
Além disso, o analista de tecnologia, Ming-Chi Kuo, que já acertou várias previsões, afirma que a Apple deve usar duas entradas diferentes para seus próximos smartphones. O iPhone 15 e iPhone 15 Plus manteriam a velocidade de transferência atual de 480 Mb/s. Já os iPhone 15 Pro e iPhone 15 Ultra teriam uma velocidade de até 40 Gb/s.
Kuo ainda sugere que os carregadores licenciados pela Apple com o certificado Made for iPhone (MFi) serão mais rápidos do que os de outras empresas. Porém, a União Europeia já alertou a empresa de que isso pode ser caracterizado como concorrência ilegal.
Por fim, Greg Joswiak, vice-presidente de marketing da Apple, disse em um evento em outubro de 2022 que a empresa adotará as medidas impostas pela União Europeia. “Não temos muita escolha”, disse ele, indicando que a Apple não deverá ir contra à decisão.
O fato é que os detalhes do iPhone 15 só devem ser anunciados mesmo em setembro. É quando ocorre a tradicional conferência da empresa para anunciar novos produtos.