Nesta semana, a Apple deu início à pré-venda da linha iPhone 16 no Brasil. Porém, lá fora, os aparelhos já estão sendo comercializados, inclusive, com os primeiros testes de bateria sendo divulgados. Apesar de ter sido lançado em janeiro, o Galaxy S24 Ultra foi o aparelho escolhido para a disputa com os novos modelos da Apple.
Na última sexta-feira (20), por exemplo, o site Tom’s Guide realizou o primeiro teste de bateria dos modelos da linha iPhone 16, apresentando resultados surpreendentes.
O modelo básico do iPhone 16, por exemplo, superou o iPhone 15 Pro em duração de bateria, aproximando-se do desempenho do iPhone 15 Pro Max.
Resultados dos testes de bateria (em horas):
- iPhone 16: 12h43
- iPhone 16 Plus: 16h29
- iPhone 16 Pro: 14h07
- iPhone 16 Pro Max: 18h06
Após os testes, o portal concluiu que todos os modelos do iPhone 16 apresentam maior autonomia em comparação com seus antecessores. Aliás, os testes do site revelaram que o iPhone 16 Pro Max superavam o Galaxy S24 Ultra em termos de bateria, que durou 16h46.
Chama o VAR
Contudo, os testes do Tom’s Guide envolvem navegar pela web usando os dados móveis e a tela do celular deve estar com o brilho de 150 nits. Mas que ser humano usaria o celular o dia inteiro assim?
Para checar a vantagem da bateria do iPhone 16 Pro Max em relação ao Galaxy S24 Ultra, o YouTuber Mrwhosetheboss usou um método mais realista de uso de celular.
Ao contrário dos testes do Tom’s Guide, tanto o iPhone 16 Pro Max quanto o Galaxy S24 Ultra foram testados usando a versão mais recente de seus sistemas operacionais e não ficaram presos a navegação na web. Os testes mostram o uso de apps, incluindo jogos, redes sociais, IA, câmera e produtividade.
Além disso, ambos os celulares estavam conectados apenas à rede Wi-Fi, com o mesmo nível de brilho de tela e, sobretudo, eram dispositivos recém-comprados. Portanto, as baterias eram novinhas em folha.
O teste, na verdade, visava testar a bateria de cada modelo da linha iPhone 16 e comparar com as variantes do iPhone 15, então o Galaxy S24 Ultra entrou de gaiato.
Bateria do iPhone 16 Pro Max vs Galaxy S24 Ultra
Assim como todos os testes anteriores, incluindo o do Tom’s Guide, os modelos do iPhone 16 tinham, de fato, melhor bateria em relação à geração anterior, mas não tão melhor:
- iPhone 15: 7 horas e 45 minutos
- iPhone 16: 8 horas e 19 minutos
- iPhone 16 Pro: 8 horas e 19 minutos
- iPhone 16 Plus: 8 horas e 45 minutos
- iPhone 15 Pro Max: 9 horas e 35 minutos
- iPhone 16 Pro Max: 11 horas e 22 minutos
- Galaxy S24 Ultra: 12 horas e 31 minutos
Aqui, o S24 Ultra roubou a cena, superando o iPhone 16 Pro Max – e o restante da linha iPhone 16. Segundo os testes, a bateria do celular da Samsung durou cerca de 1h30 a mais que o iPhone 16 Pro Max.
Além disso, vale ressaltar que o iPhone 16 e o iPhone 16 Pro ficaram atrás da versão Plus e Pro Max do iPhone 15, contrariando as alegações da Apple. Veja no vídeo:
Enfim, mesmo com todas as variantes do iPhone 16 apresentando uma duração maior de bateria, sobretudo o Pro Max, o Galaxy S24 Ultra, lançado no início do ano, vence o iPhone pela segunda vez em termos de bateria.
Aliás, contra o iPhone 15, a disputa virou passeio. Toda a linha S24 (incluindo Plus e Ultra) venceu toda a linha iPhone 15, pouco após o lançamento do aparelho da Samsung.
Contra o iPhone 16 Pro Max, o Galaxy S24 Ultra só perdeu no tempo de carga, mas é preciso chamar novamente o VAR. Enquanto os iPhones usaram carregadores originais, o S24 Ultra, que também suporta carregamento de 45 W, usou um carregador genérico.
Por fim, espera-se que a futuro S25 mantenha o mesmo nível de bateria. Ou seja: continue vencendo os celulares da Apple.
Leia mais: Galaxy S24 supera iPhone 15 em quase todos os testes de bateria
__
Quando você compra por meio dos nossos links, podemos receber uma comissão. Veja como funciona.