Quais marcas de celulares recebem mais atualizações do Android
Este mês, novas imagens vazadas de um suposto material publicitário da Samsung, divulgado pelo The Tech Outlook revelaram que a política de atualizações do Android irá se estender aos aparelhos mais baratos. Deles, o novo Samsung Galaxy A16 5G vai ter a melhor mudança, com seis atualizações de sistema operacional e seis anos de atualizações de segurança — superando as gerações anteriores.
O Galaxy A15, por exemplo, foi anunciado com quatro atualizações do Android. Com isso, o dispositivo acessível A16 deve se aproximar da linha Galaxy S24, cujos modelos recebem sete atualizações do Android.
Entendendo as atualizações do Android
Basicamente, há dois tipos de atualização para um smartphone Android. Os patches de segurança, por exemplo, são mais frequentes, sendo trimestrais ou até mensais. Entretanto, as grandes atualizações para novas versões do Android costumam ser anuais. Vale lembrar que o mínimo recomendado pelo Google é de ao menos duas atualizações do Android e dois anos de patches.
Dono do sistema operacional Android, o Google é o responsável por criar e emitir atualizações e patches. Razão pela qual seus telefones Pixel, que não vendem no Brasil, geralmente recebem as atualizações e patches primeiro. Enquanto isso, outras fabricantes precisam modificar o código para acomodar produtos específicos, o que atrasa a distribuição.
Recentemente, descobrimos que a Apple se compromete a oferecer, no mínimo, cinco anos de suporte de software, enquanto o mais comum é seis anos para todos os telefones. Então, como será que isso funciona para as principais marcas com Android. Veja na lista abaixo:
Samsung
A maioria dos novos Samsung traz quatro atualizações e cinco anos de patches de segurança, embora alguns modelos mais antigos tenham apenas três atualizações e três anos de patches. Porém, a série Galaxy S24, deste ano, deve ter sete anos de atualizações e patches.
Todos os aparelhos anteriores à série Pixel 6 recebem apenas três anos de patches de segurança. Agora, com o Pixel 8, o Google se comprometeu a oferecer sete atualizações e sete anos de patches, enquanto os Pixel 6 e 7 dão três atualizações e cinco anos de patches.
ASUS
A ASUS costuma oferecer duas atualizações e dois anos de patches para sua linha. No entanto, prometeu quatro anos de atualizações de seguranças para telefones mais recentes, incluindo o Zenfone 11 Ultra.
Nokia
A HMD Global, fabricante da Nokia, normalmente oferece duas atualizações e dois ou três anos de patches de segurança para a marca. A empresa conta com uma página em seu site para ajudar os usuários a descobrir por quanto tempo seus telefones receberão patches.
Motorola
Os carros-chefe da Motorola costumam receber duas atualizações de software e dois ou até três anos de patches. Enquanto isso, os telefones econômicos da empresa normalmente têm apenas uma atualização e dois anos de patches. Recentemente, a companhia revelou que o Edge 50 Neo terá cinco anos de atualização do Android.
OPPO
A marca chinesa, que chegou ao Brasil este ano, oferece quatro atualizações e cinco anos de patches para seus carros-chefe de 2023 em diante. No entanto, os anteriores, como a série Find X5, receberão três atualizações e quatro anos de patches.
Já os modelos de médio porte, incluindo OPPO F, K, Reno e Find Lite/Neo médios, recebem duas atualizações e quatro anos de patches, enquanto os mais econômicos, como alguns da série OPPO A, recebem uma atualização e três anos de patches. Porém, alguns modelos ultraeconômicos não receberão atualizações.
Realme
Os dispositivos Realme costumam vir com duas atualizações de Android e três anos de patches de segurança, embora tenham prometido três atualizações e quatro anos de patches para realme GT 2 e o realme GT 2 Pro em 2022.
Xiaomi
A Xiaomi tem uma política de dois anos de patches de segurança para seus telefones, porém nenhuma para atualizações Android. Contudo, é possível se basear nos prazos de carros-chefe mais antigos, como o Xiaomi 13 com três atualizações e quatro anos de patches. Já o Xiaomi 14, por exemplo, tem quatro anos de atualizações do sistema operacional e cinco de patches.
Redmi
A maioria dos smartphones da submarca da Xiaomi recebe uma ou duas atualizações. Contudo, desde 2022, alguns dispositivos subiram para dois ou até três anos de atualizações. Este ano, o Redmi Note 13 chegou com a promessa de quatro atualizações e três anos de patches.
Sony
Grande parte dos telefones Sony vem com duas atualizações e dois anos de patches de segurança, apesar de os mais novos terem um ano a mais de patches. Um de seus carros-chefes recentes, o Sony Xperia 1 V, por exemplo, não tem compromisso de atualização, mas seu antecessor teve dois anos e três de patches.
TCL
As políticas de atualização de software da TCL dependem de cada dispositivo, porém seus aparelhos costumam ter até dois anos de suporte.