Se você está esperando pelo iPhone 5, agora você tem uma data específica para aguardar: a Worldwide Developers Conference da Apple começa em 6 de junho. O iPhone 3G, 3GS e 4 foram lançados nas WWDCs anteriores. Nas palavras de Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple:

Na conferência deste ano, iremos revelar o futuro do iOS e do Mac OS. Se você é um desenvolvedor de software para iOS ou Mac OS X, este é o evento que você não vai querer perder.

Obviamente, o futuro do iOS e do Mac OS X são o iOS 5 e o Lion. Em geral, temos uma prévia de grandes versões do iOS antes da WWDC, em março. Este ano, no entanto, a Apple ainda não mostrou o iOS 5. Ainda há muito tempo até junho, mas as palavras de Schiller e o convite da Apple parecem indicar a WWDC como base para lançar a nova versão do sistema operacional para iPhone e iPad.

Isto pode querer dizer que o lançamento para o público do iOS 5 pode vir meses depois, a partir de setembro. Isto significa que o iPhone 5 será lançado mais tarde? Seria muito estranho se a Apple quebrasse o ciclo anual de lançamento de produtos, empurrando o iPhone 5 para uma data posterior a junho. Especialmente com toda a concorrência dos Androids, a Apple não pode se dar ao luxo de ficar parada nessa corrida. No entanto, não faz muito sentido mostrar o iPhone 5 sem um novo sistema iOS 5.

A WWDC2011 terá “mais de 100 sessões técnicas, apresentadas por engenheiros da Apple em uma gama variada de assuntos específicos de tecnologia para desenvolver, distribuir e integrar as tecnologias mais recentes do iOS e Mac OS”, com mais de 1.000 engenheiros da Apple disponíveis para ajudar os desenvolvedores.