_iOS

iPhones 6s e SE de primeira geração devem ficar de fora do iOS 15

Próxima versão do iOS deve abandonar aparelhos mais antigos da Apple. Modelos foram lançados há quase cinco anos e ainda recebem updates.

iPhone 6s. Imagem: Shiwa ID (Unsplash)

Imagem: Shiwa ID (Unsplash)

Já faz algumas semanas desde o lançamento do iOS 14, o que significa que podemos começar as especulações do que virá a seguir. E as notícias, se forem reais, não são nada boas para donos de iPhones mais antigos, que não devem receber a próxima versão do sistema móvel da Apple.

O rumor vem do site israelense The Verifier, que acertou informações sobre a compatibilidade do iOS 14 em dispositivos que já rodavam o iOS 13. Agora, eles afirmam que o iOS 15 não será compatível com os iPhones 6s e 6s Plus, ambos lançados em 2015. O iPhone SE de primeira geração, que chegou ao mercado em março de 2016, também estaria fora da lista da atualização.

Não que isso seja algo novo, porém já era esperado que fosse acontecer. Muita gente, inclusive, achou que o suporte aos três aparelhos seria encerrado no iOS 14, dada a quantidade de novos recursos no novo sistema – era de se imaginar que os smartphones mais antigos não aguentariam o tranco. Mas eles aguentam e ganharam uma sobrevida graças a isso. Nos iPhones 6s e 6s Plus, foram cinco anos de atualizações garantidas pela Apple, e no primeiro iPhone SE, pouco mais de quatro anos.

Também era previsível que isso acontecesse devido ao lançamento do iPhone SE de segunda geração, em abril deste ano, e do recém-chegado iPhone 12 mini, que se posicionam como os dispositivos de entrada da Apple. O primeiro tem o processador A13 Bionic, enquanto segundo roda o A14 Bionic.

Todos os outros aparelhos lançados posteriormente aos iPhones 6s, 6s Plus e SE de primeira geração seriam compatíveis com o futuro iOS 15.

Vale destacar que o site The Verifier não tem um histórico de acertos totalmente confiável. Na época que divulgou a suposta lista de aparelhos compatíveis com o iOS 14, eles disseram que o iPadOS 14 não estaria nos iPads mini 4 e Air 2, porém o sistema foi, sim, lançado para os dois tablets. Como se tratam de produtos mais antigos, com até seis anos de vida, é provável que eles fiquem de fora do futuro iPadOS 15.

[The Verifier via 9to5Mac]

Sair da versão mobile