iPhone com ChatGPT e iOS personalizável: veja as novidades do WWDC24
A Apple realizou na tarde desta segunda-feira (10) a transmissão do aguardado WWDC (Apple Worldwide Developers Conference) 2024, conferência para desenvolvedores onde a “maçã” tradicionalmente apresenta novidades relativas ao software de seus principais produtos. Entre as principais novidades estão a possibilidade de usar o ChatGPT de maneira nativa no iPhone — a partir de uma parceria com a OpenAI –, além do novo iOS 18 com recursos personalizáveis.
No evento, a gigante de Cupertino também trouxe atualizações do iPadOS 18, MacOS Sequoia, VisionOS, WatchOS, além do Apple Intelligence, seu aguardado ecossistema de recursos alimentados por inteligência artificial (IA).
iOS 18
Como alguns vazamentos vinham indicando nas últimas semanas, parte da apresentação do novo sistema operacional dos iPhones foi mesmo focada em customização da experiência de usuário. Hoje, a empresa confirmou que oferecerá maiores possibilidades de personalização da tela inicial e também da Central de Controle, onde será possível alterar ou redimensionar ícones.
De acordo com a empresa, ainda haverá possibilidade de alterar os atalhos da tela de bloqueio, que atualmente são lanterna e câmera, para outras ferramentas do aparelho de acordo com a necessidade dos usuários.
O gerenciador de e-mails nativo do sistema recebeu a capacidade de administrar a caixa de entrada por categorias. Assim, oferece uma aparência mais organizada e menos “poluída”. Já o aplicativo de fotos, por sua vez, também está recebendo uma atualização que o torna mais responsivo e capaz de oferecer resultados mais preciso na busca por fotos específicas.
Os dispositivos elegíveis para receber o iOS 18 receberão também um iMessage com mais recursos. O primeiro apresentado pela empresa são os “efeitos de texto”. Na prática, ele adiciona animações às mensagens ou palavras específicas para enfatizar o significado de alguma ideia.
Todos aparelhos a partir do iPhone 14 receberão suporte ao envio de mensagens via satélite e também ao protocolo RCS. Isso permite o envio de vídeos, imagens, GIFs e outros tipos de arquivos no app. Além disso, o iMessage permitirá que seus usuários agendem o envio de mensagens. Isso pode ser útil para quem não é bom em lembrar datas comemorativas.
Apple Intelligence
O anúncio mais aguardado do dia era o “Apple Intelligence”, a investida da empresa no segmento de IA. É importante lembrar que a empresa trabalha há vários anos com inteligência artificial em seus produtos, mas a aplicação da tecnologia estava bem longe da vida cotidiana, algo que a “maçã” tenta mudar.
Como o CEO Tim Cook havia prometido nos últimos meses, a IA chega ao iOS, iPadOS e MacOS Sequoia. A ideia é trazer “inteligência” para aplicativos e recursos nativos. Os iPhones equipados com chip A17 Pro ou posteriores serão capazes de transcrever áudios, organizar notas e editar imagens, por exemplo, nativamente.
Aliás, durante a apresentação, foi demonstrado o recurso inédito da Apple de criação de emojis com base em prompts de texto. A ferramenta está vinculada ao teclado padrão do sistema e poderá ser utilizada em qualquer aplicação com suporte a interações por texto.
Nos minutos finais do evento, a Apple dedicou a apresentação para a Siri. Conforme os vazamentos vinham indicando, será disponibilizada em uma versão mais potente, responsiva e com profunda capacidade de compreensão de linguagem natural.
A assistente virtual funcionará de maneira mais integrada com os apps. Ela poderá realizar uma gama variada de ações com base em comandos de texto, cruzando informações entre apps e simplificando algumas tarefas. Por exemplo, o agendamento de compromissos ou a consulta de informação úteis, como voos e reservas em restaurantes, por exemplo.
iPhone com ChatGPT
A Apple também confirmou oficialmente a parceria com a OpenAI para garantir que o iPhone tenha acesso ao ChatGPT, incluindo o modelo GPT-4o, que alimenta o chatbot conversacional. Com isso, será possível acessá-lo, sempre que uma consulta estiver além das capacidades atuais de Siri. Isso, claro, desde que o usuário permita o compartilhamento de seu prompt com a plataforma parceira.
Reveja na íntegra a transmissão da WWDC 2024: