iPhones terão recurso IA para você gerar seus próprios emojis
Na última edição de sua newsletter, Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, detalhou alguns novos recursos alimentados por inteligência artificial que devem ser cehgar ainda neste ano ao aguardado iOS 18.
IOS 18 e os emojis
Uma delas em especial chamou bastante a atenção. Em meio a ferramentas de transcrição de áudios, resumo de textos e edição generativa de imagem, por exemplo, foi reportada uma funcionalidade de criação de emojis personalizados com base em IA.
Embora ainda não existam informações muito detalhadas sobre o funcionamento do recurso, a expectativa é de que a ferramenta seja capaz de criar novos símbolos com base em prompts de texto, assim como ferramentas populares de geração de imagens, como o DALL-E 3, da OpenAI.
É importante lembrar que a criação de emojis com inteligência artificial não é exatamente uma novidade. A própria App Store, a loja de aplicativos da “maçã”, conta com alguns aplicativos que oferecem a função, desde que o usuário se comprometa a pagar um valor mensalmente. No entanto, o objetivo da Apple é oferecer o recurso nativamente e gratuitamente para os proprietários de seus smartphones ou tablets.
As novas ferramentas devem ser reveladas ao público, muito provavelmente, durante o WWDC (Worldwide Developers Conference) 2024, conferência anual voltada para desenvolvedores, que tradicionalmente conta com anúncios voltados para o software de produtos da marca. Neste ano o evento começa em 10 de junho.
Apple deve lançar novos emojis
Além da possibilidade de criação com IA, a Apple enviou ao Unicode Consortium, organização sem fins lucrativos especializada na padronização de caracteres digitais, sete novos emojis, que devem demorar um pouco para serem lançados. As previsões indicam uma chegada entre o final de 2024 e início de 2025.
Os emojis são: rosto com olheiras, impressão digital, árvore sem folhas, beterraba, harpa, pá e mancha. Os novos símbolos estão passando por um período de revisão beta que se encerra em 2 de julho. A aprovação deve sair mesmo só depois desta data. A partir daí, a Apple poderá trabalhar para levar as novidades aos usuários.