Pelo visto um dos últimos motivos para ficar receoso com a compra de um iPhone no exterior acabou: a Apple Brasil ainda não coloca suas mãos em aparelhos sem o selo da Anatel, mas passa o trabalho para frente — a Itautec agora faz a assistência técnica de aparelhos que ainda estejam dentro da garantia universal de um ano. É, a Itautec!

Quem relata a mudança é o pessoal do Blog do iPhone. Um dos colaboradores decidiu tentar resolver um problema de som em seu iPhone 4, comprado há 9 meses na Alemanha, por meio da assistência oficial. O discurso da Apple continuou o mesmo: não mexemos em iPhones, você precisa resolver isso com a operadora que vendeu o aparelho — e tanto faz se você comprou-o lá fora. A diferença é que o atendente passou um novo número que “poderia ajudar” o cidadão: 0800-77-APPLE (ou 0800-77-27753).

O número é da Itautec, que presta serviços de suporte para a Apple no Brasil. Para a surpresa do usuário, a Itautec disse que começou a cobrir recentemente a garantia internacional do aparelho e pediu o envio do iPhone com defeito. Duas semanas depois, ele recebeu um aparelho novo, dessa vez uma versão nacional com selo da Anatel, sem custos.

Ou seja, a garantia internacional finalmente chegou! Pode não ser tão simples quanto parece — os incautos podem não receber a “dica” dos atendentes da Apple e ficarem com um iPhone danificado em mãos — mas de uma vez por todas a Apple Brasil parece começar a respeitar uma regra criada por sua matriz. Você não é mais obrigado a passar pelas operadoras para curar o aparelho. E pode comprar um iPhone lá fora com maior alívio. [Blog do iPhone via Tecnoblog]