iPhone já pode ser usado como maquininha de cartão no Brasil
A Apple anunciou nesta semana o “Tap to Pay”, um recurso de pagamentos por aproximação que funciona sem a necessidade de maquininhas de cartão ou outros tipos de terminais. A novidade acaba de chegar ao Brasil e permite que comerciantes recebam pagamentos via Apple Pay, débito e crédito de uma maneira mais prática: apenas usando um iPhone.
“O Tap to Pay no iPhone ajudou empresas do mundo inteiro e de todos os portes — de autônomos a grandes varejistas — a oferecer novas experiências de pagamento, e estamos empolgados em trazer uma solução de pagamento fácil, segura e privada para os comerciantes brasileiros”, diz a empresa em comunicado.
De acordo com a Apple, os pagamentos feitos através da tecnologia são seguros e realizados através da tecnologia NFC. Este sistema de comunicação sem fio existe desde 2010 e está presente em smartphones compatíveis, viabilizando as transações por aproximação.
A gigante da tecnologia ainda garante que as transações via Tap to Pay são criptografadas para garantir a privacidade dos usuários. Nem mesmo a Apple ou os indivíduos envolvidos nas transações tem acesso às informações.
Para utilizar o Tap to Pay, o comerciante precisa apenas solicitar ao cliente a aproximação de um dispositivo Apple ao seu iPhone para pagar. O recurso está disponível para o iPhone XS ou modelos posteriores.
A novidade do iPhone já está disponível para plataformas de pagamento e desenvolvedores de apps que atuam no mercado brasileiro. A CloudWalk, conhecida pela maquininha InfinitePay, já oferece suporte para o Tap to Pay no Brasil. Porém, segundo a Apple, outras empresas como Granito, Nubank, Stone e SumUp devem suportar o novo método em breve.
Além disso, cartões de débito e crédito de operadoras de pagamento presentes no mercado brasileiro, como Mastercard e Visa, também serão compatíveis com o serviço.