DSLR ou smartphone? Aí está um antigo debate que fotógrafos, entusiastas e jornalistas têm travado desde que as primeiras câmeras em dispositivos móveis. Porém, as fotos vencedoras do iPhone Photography Awards 2021 (IPPAwards) — concurso realizado anualmente para premiar fotografias tiradas com iPhones — estão aí para provar que até aparelhos mais antigos ainda são capazes de capturar belíssimos resultados, sem precisar de tecnologias muito avançadas.

A foto vencedora do Grande Prêmio, “Transylvanian Shepherds” (“Pastores da Transilvânia”, na tradução livre), foi tirada pelo fotojornalista húngaro Istvan Kerekes em um iPhone 7. As regras da competição estabelecem que os fotógrafos não podem usar versões para desktop de software de edição de fotos, embora pequenas modificações nos dispositivos móveis sejam permitidas.

Veja a seguir alguns dos vencedores e suas respectivas categorias – os demais estão no site do IPPAwards.

União, por Sharan Shetty

O prêmio de Fotógrafo do Ano foi para Sharan Shetty por esta foto, intitulada “Bonding” (União). Foi tirada em um iPhone X no Azerbaijão.

Uma Caminhada em Marte, por Dan Liu

Este visual digno de filmes de ficção científica é obra de Dan Liu, intitulado “A Walk on Mars” (Uma Caminhada em Marte), tirada com um iPhone 11 Pro Max em Qinghai, na China.

Caminhada lateral no ar, por Jeff Rayner

Esta foto etérea ganhou o terceiro lugar e foi tirada por Jeff Rayner com um iPhone X em Los Angeles. É intitulada “Side-walking on Air” (Caminhada lateral no ar).

Linhas congeladas, por Matteo Lava

Esta foto parece incrivelmente detalhada, não? Pois bem, “Frozen Lines”, de Matteo Lava, conquistou o terceiro lugar na categoria Abstrato. Foi tirada em um iPhone 8 Plus.

Doce, por Yuexiang Wang

“Candy”, de Yuexiang Wang, conquistou o primeiro lugar na categoria Arquitetura. Foi tirada em Xangai, na China, em um iPhone 8 Plus.

Sem título, por Yayun Liu

Esta foto, de Yayun Liu, quase parece ter saído de um videogame. Ganhou o segundo lugar na categoria Arquitetura e foi tirada em um iPhone 7 Plus.

O Observador, por Diego Moreno

Esta cena assustadora é apropriadamente intitulada “The Watchman” (O Observador) e rendeu a Diego Moreno, do México, o terceiro lugar na categoria Crianças em um iPhone 5S.

Nuvens, por Einat Shteckler

“Nuvens” foi tirada por Einat Shteckler, de Israel, em um iPhone 11. Ganhou o primeiro lugar na categoria Meio Ambiente.

A Velha Academia, por Mahabub Hossain Khan

“The Old Gym”, de Mahabub Hossain Khan, ganhou o primeiro lugar na categoria Estilo de Vida e foi tirada em um iPhone XS.

Prévia do Artista, por Pavlo Kyryliuk

Esta foto um tanto assustadora ganhou o terceiro lugar na categoria Outros. É intitulada “Artist’s Preview” e foi tirada por Pavlo Kyryliuk em um iPhone X.

Alcance a Alma, por Quim Fabregas

“Reach the Soul”, de Quim Fabregas, conquistou o terceiro lugar na categoria Retrato e foi tirada em um iPhone 8.

Assine a newsletter do Gizmodo

Crepúsculo, por Enhua Ni

“Dusk”, de Enhua Ni, ganhou o segundo lugar na categoria Sunset e foi tirada em um iPhone 7 Plus.