Tecnologia

Irã diz ter enviado cápsula com animais ao espaço; entenda

O governo iraniano não especificou quais animais estava à bordo da cápsula lançada nesta semana
Imagem: Reprodução/NASA

O Irã anunciou que lançou com sucesso uma cápsula de cerca de 500 Kg capaz de transportar animais ao espaço. De acordo com a agência de comunicação oficial do país, o programa espacial iraniano tem como principal finalidade pesquisa científica e outras aplicações civis que não foram especificadas.

A agência de notícias oficial do país revelou que o lançamento da cápsula ocorreu na última quarta-feira (06). Segundo a Associated Press Finance, existem planos para realizar testes com astronautas humanos dentro dos próximos anos. Assista ao lançamento no link a seguir:

Não foi revelado quais animais estavam à bordo. Até o momento, o que se sabe é que a janela para o início das missões com humanos é 2029. Entretanto, até lá, o país do oriente médio pretende continuar a fazer uma série de testes com animais.

Outros lançamentos espaciais do Irã

Esta não é a primeira vez que o Irã revela ter tido sucesso em lançamentos de equipamentos para a atmosfera. Este ano, por exemplo, o país já afirmou ter lançado um satélite na órbita da Terra. Anteriormente, em 2013, também relatou um teste bem sucedido de uma cápsula tripulada por um macaco, que retornou ao planeta em segurança.

Atualmente, o programa espacial iraniano é capaz apenas de enviar satélites para baixa órbita. Contudo, espera atingir avanços tecnológicos significativos nos próximos cinco anos e possibilitar a realização de missões com humanos.

Entretanto, há um consenso entre as nações do ocidente de que, para atingir este nível de maturidade, o país precisaria evoluir significativamente na tecnologia e na construção de seus equipamentos. Além disso, as sanções econômicas impostas à nação dificultam as aspirações em pesquisas em vários campos, muito além do espacial.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas