Iraniano de 20 anos é confirmado como o homem mais baixo do mundo
O iraniano Afshin Esmaeil Ghaderzadeh, de 20 anos, acaba de entrar para o Guinness Book como o homem mais baixo do mundo. Ele mede 65,24 centímetros – a altura média de uma criança perto de completar o primeiro ano de vida.
Afshin é quase 7 centímetros mais baixo que o recordista anterior, o colombiano Edward “Niño” Hernández, de 36 anos. O novo homem mais baixo do mundo vive em uma comunidade remota na província do Azerbaijão Ocidental, próxima à divisa do Irã com a Turquia.
Quando nasceu, Afshin pesava 700 gramas, muito abaixo do peso ideal para um recém-nascido, que varia entre 3 kg e 3,5 kg. Agora, ele pesa pouco mais que isso: 6,5 kg.
Por causa da baixíssima estatura, o novo recordista não conseguiu frequentar a escola e ainda sonha em se alfabetizar. “O tratamento contínuo e a fraqueza física do meu filho são as principais razões pelas quais ele parou de estudar”, explicou o pai Esmaeil Ghaderzadeh. “Ele não tem problemas mentais”.
Isso não o impede de usar o smartphone: ele usa as redes sociais e, com ajuda de um amigo, se comunica com seguidores através de sua conta no Instagram.
https://www.instagram.com/p/CamUbXBLJCt/?hl=en
Sonhos
Mas mesmo o uso do smartphone é limitado – o novo recordista do Guinness não tem força para carregá-lo. “Os telefones em geral são pesados para usar por muito tempo, mas ainda consigo”, disse.
De personalidade gentil e extrovertida, Afshin é popular entre os habitantes locais. Mas, além da alfabetização, também sonha em poder viver como as outras pessoas, especialmente em dirigir e comprar roupas do seu tamanho. As únicas roupas que cabem no homem são as de criança, por isso ele prefere usar ternos sob medida.
Afshin é o quarto homem mais baixo já verificado pelo Guinness Book. Especialistas aferiram sua altura três vezes durante 24 horas no escritório de Dubai.