Se você já repreendeu um amigo por causa do seu hábito de fumar, sabe que dar uma bronca não resolve nada. Fazer as pessoas se sentirem mal por fumar só faz com que elas fumem em segredo. Bem, eis uma ideia: e se seu isqueiro fizesse você se sentir mal com relação ao seu tabagismo? Você não pode fugir do isqueiro, certo?

Uma campanha no Kickstarter busca fundos para um isqueiro “inteligente” chamado Quitbit. Como os gadgets de monitoramento de atividade física de onde ele pega o nome emprestado, o Quitbit supostamente ajuda no monitoramento de quem tenta abandonar o hábito de fumar ao informar em um display integrado quanto você fuma, quanto tempo passou desde o último cigarro, e mais. Em teoria, essa informação ajuda a caminhar na longa estrada contra o vício ao ajudá-lo a entender seus hábitos de fumante. Ou pode apenas adicionar estatísticas para deixar seus cigarros mais divertidos.

É possível que seja apenas uma forma elegante de se enganar dizendo que vai parar de fumar. Quando o gadget atingir o valor necessário e começar a ser produzido, seus criadores esperam vendê-lo por US$ 150. É bem caro para algo sem prova de sucesso. Mas, novamente, pode ser que funcione. Para quem está desesperado tentando parar de fumar – já passei por isso – qualquer ajuda pode ser bem-vinda. [Kickstarter]