Ciência

Itália acha solução para frear invasão de caranguejos: comê-los

Espécie invasora de caranguejo cria cerca de dois milhões de ovos por ano, e não possui predadores naturais na Itália
Imagem: Twiiter/Reprodução

Uma espécie invasora de caranguejo se tornou um problema para a economia da Itália, ameaçando diretamente a piscicultura do país. Desde o final de março, a Itália entrou em pânico quando pescadores descobriram peixes devorados, enguias decapitadas e ostras devoradas.

whatsapp invite banner

E a solução que o país encontrou para contornar a invasão foi estimular que italianos se alimentem desses crustáceos intrometidos.

O responsáveis por tal temor são os caranguejos Callinectes Sapidus, nativos da costa leste dos EUA. A espécie se adapta e se reproduz rapidamente, e chegou à Itália há alguns anos após sair do esgoto de cruzeiros e navios mercantes.

Agora, devido a sua enorme presença no mar da Itália, a invasão dos caranguejos ameaça a indústria de pesca de mariscos nas províncias de Veneto e da Emilia-Romagna, que, juntas, produzem cerca de 15 mil toneladas de mariscos anualmente.

Para lidar com a invasão dos caranguejos, o governo da Itália investiu quase três milhões de euros para capturar e eliminar essa espécie. No entanto, de acordo com a revista científica Nature, é improvável que essa ação do governo consiga encerrar a invasão dos caranguejos.

Esses caranguejos conseguem pôr dois milhões de ovos por ano e não possuem predadores naturais na Itália. Assim, eles conseguiram destruir completamente algumas fazendas marinhas para cultivo de ostras e mexilhões.

Uma solução prática para o problema

A sugestão do governo em eliminar os caranguejos, além de improvável, seria também equivocada, já que esses caranguejos são populares na culinária de outros países.

Não demorou, portanto, para que alguns pescadores abarrotassem suas redes de pesca com esses caranguejos, encontrando uma forma de monetizar o infortúnio da invasão à Itália.

Agora, a Itália transforma os caranguejos inimigos em uma iguaria complementar a sua culinária nacional, incluindo-os em risotos, massas e saladas.

Caranguejos azuis com alecrim e salada, ou com espaguete refogado ao alho, são algumas das receitas que já bombam na Itália.

O grupo Coldiretti, de fazendeiros italianos, afirma que esses são algumas recomendações de pratos por chefs de cozinha e pescadores que podem ajudar a conter a invasão dos caranguejos à Itália.

“A intenção é ajudar a conter a enorme difusão dos caranguejos, que estão dominando o fundo do mar de nossas costas, bem como identificar oportunidades econômicas aos territórios mais afetados”, diz um comunicado da organização.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas