Jack Dorsey: ex-dono do Twitter agora também é um ex-Bluesky
A Bluesky — uma rede social descentralizada e de código aberto — anunciou oficialmente que Jack Dorsey, um dos membros mais famosos do conselho de administração, deixou a empresa.
Dorsey é mais conhecido por ser um dos cofundadores do Twitter. O pronunciamento foi publicado após o executivo revelar que havia deixado a companhia em resposta a um seguidor de seu perfil pessoal no X no último final de semana.
no
— jack (@jack) May 4, 2024
Porém, o motivo do desligamento não foi divulgado por Dorsey ou pelo Bluesky.
“Agradecemos sinceramente a Jack por sua ajuda no financiamento e início do projeto Bluesky. Hoje, Bluesky está prosperando como uma rede social de código aberto rodando em atproto, o protocolo descentralizado que construímos. Com a saída de Jack, estamos procurando um novo membro para o conselho da empresa de utilidade pública Bluesky, que compartilhe nosso compromisso de construir uma rede social que coloque as pessoas no controle de sua experiência. Mais por vir!”, disse o comunicado da empresa.
Bluesky x Twitter
O Bluesky começou a operar em 2023. Porém, ele passou quase um ano aberto apenas para convidados. Assim como o Mastodon, a plataforma foi muito beneficiada pelos rumores de que o Twitter, sob a gestão controversa de Elon Musk, poderia acabar e registrou um número bastante relevante de pessoas na fila de espera.
O envolvimento de Jack Dorsey também foi um dos fatores que aumentaram a popularidade da plataforma. Ela funciona de maneira bastante parecida com o microblog concorrente. Quando se tornou público, em fevereiro deste ano, a plataforma teve um boom de usuários.
Após poucas semanas, a nova rede social já havia superado a marca dos 5 milhões de usuários. Isso parece pouco perto, por exemplo, do rápido crescimento de concorrentes como o Threads. Contudo, para uma rede social nova sem nenhuma relação com alguma big tech, é um feito impressionante.
Dorsey fundou o Bluesky em 2019, quando ainda era diretor executivo do Twitter. Atualmente, Lantian “Jay” Graber, de apenas 33 anos, é a CEO da plataforma. A comandante da empresa se formou em 2013 na universidade da Pensilvânia, nos EUA. Desde então, trabalhou em vários projetos como engenheira de software até ser convidada para o cargo atual.
Curiosamente, o nome de batismo da CEO do projeto, “Lantian”, que tem origem chinesa, significa “céu azul”. Embora tenha o mesmo significado que o nome escolhido para a rede social, ela ingressou na empresa dois anos após o projeto ter sido iniciado.