James Cameron relembra briga que teve com executivo que queria corte em “Avatar”

“Avatar: O Caminho da Água” terá em torno de 3 horas e 10 minutos de duração. Mas Cameron briga para ter muito tempo de tela desde o primeiro filme, lançado em 2009
Avatar
Imagem: Divulgação/20th Century Studios

“Avatar: O Caminho da Água” terá em torno de 3 horas e 10 minutos de duração. Achou muito? Para James Cameron, tá de bom tamanho. Para Cameron, aliás, o ideal era ter ainda mais Avatar na tela.

O diretor relembrou, em uma entrevista para a revista GQ, que precisou brigar com os executivos da 20th Century Fox, que queriam que o filme original, lançado em 2009, fosse mais curto.

Segundo Cameron, um executivo teria assistido a um corte bruto do filme de 162 minutos. Em suas palavras, o tal executivo chegou a ele com uma “expressão de diagnóstico de câncer” e “implorado” por menos tempo de tela. James precisou brigar por diversas vezes para que sua visão no filme original fosse respeitada.

“Eu disse algo que nunca disse a mais ninguém no ramo: ‘Acho que esse filme vai render dinheiro para caralho. E quando isso acontecer, vai ser tarde demais para você amar o filme. O momento de você amar o filme é hoje”, relembra o cineasta.

“Eu disse: ‘você não vai poder voltar e elogiar o filme, dizendo: ‘Veja o que fizemos juntos.’ Nesse ponto, aquele executivo de estúdio específico pirou, e foi merda pra todo lado. E eu disse a ele para dar o fora da porra do meu escritório”, continuou Cameron.

No fim, o diretor estava certo, e “Avatar” se tornou a maior bilheteria da história do cinema. Com US$2,9 bilhões arrecadados mundialmente no seu lançamento original e alguns retornos aos cinemas. Vale lembrar que, à época, o filme teve um orçamento de US$ 237 milhões.

Ainda na mesma entrevista, James Cameron explicou porque deseja fazer outras sequências, além do longa-metragem que estreia em dezembro deste ano. O diretor comentou sobre o quanto foi desgastante produzir o primeiro filme, mas disse também que tem algumas histórias que ele realmente quer contar.

“Houve um período lá, cerca de um ano e meio, em que eu nem sabia se queria fazer outro filme de Avatar. Eu sabia o quão desgastante seria. Basicamente, tomou conta da minha vida por quatro anos. Não tive outra vida durante quatro anos fazendo o primeiro filme. E eu pensei, eu realmente quero fazer isso de novo? É o filme de maior bilheteria da história; não posso simplesmente aceitar essa vitória e seguir em frente?”, perguntou o cineasta.

Cameron decidiu enfrentar todo o processo novamente. Segundo ele, a escolha não era entre um filme ou outro, mas entre continuar com “Avatar” ou se afastar do cinema: “Quando você chega aos 60 anos, começa a perceber que você pode pendurar as chuteiras a qualquer momento. Talvez seja na próxima semana, talvez daqui a 30 anos”, afirmou.

Avatar

Imagem: Divulgação/20th Century Studios

Ambientado mais de uma década após os acontecimentos do primeiro filme, “Avatar: O Caminho da Água” conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos) e as batalhas que lutam pela sobrevivência.

Zoe Saldaña viverá Neytiri pela segunda vez. Nesta continuação, a personagem aparecerá mais velha, já mãe de vários filhos, frutos de seu relacionamento com Jake Sully (Sam Worthington). Os dois terão que lutar para proteger a família e a Pandora como um todo.

O filme é estrelado por Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet. “Avatar 2” chega exclusivamente aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro, e terá em torno de 3 horas e 10 minutos de duração.

Vale lembrar que outras sequências do longa estão planejadas, mas dependem do desempenho financeiro de “Avatar: o Caminho da Água”. Caso o resultado seja positivo, o terceiro filme da franquia chegará em dezembro de 2024, com “Avatar 4” em 2025  e “Avatar 5” em 2028. Veja o último trailer:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas