James Cameron relembra treta com estúdio para impedir mudanças em “Avatar”
James Cameron teve que bater o pé com os chefes dos estúdios 20th Century Fox antes do lançamento de “Avatar”, filme com uma das maiores bilheterias da história do cinema, em 2009. O diretor usou o sucesso de “Titanic” para apontar que não seguiria as recomendações do estúdio e convencer os executivos.
Em entrevista ao The New York Times, James Cameron contou que rejeitou as tentativas do estúdio de que “Avatar” fosse mais curto, e que sequências de voo fossem cortadas do filme.
“O estúdio sentiu que o filme deveria ser mais curto e que havia muitas cenas dos atores voando no ikran [o ser alado com cara de dinossauro que servia de transporte em Avatar]. Bem, acontece que isso é o que o público mais amou”, relembra Cameron.
“Foi nesse momento em que eu disse: ‘Quer saber? Eu fiz ‘Titanic’. Este prédio em que estamos nos reunindo agora, este novo complexo de meio bilhão de dólares? ‘Titanic’ pagou por isso, então eu posso fazer isso’”, completa o diretor. “Editar um filme é um processo muito intenso; você tem que lutar por cada quadro”.
“Depois, eles me agradeceram”, acrescentou Cameron. “Sinto que meu trabalho é proteger o investimento deles, muitas vezes contra seu próprio julgamento. Enquanto eu fizer isso, tudo está perdoado”, disse James.
Indicado em nove categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, o filme conquistou três estatuetas: Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais. “Avatar” é o longa mais lucrativo da história em bilheteria com US$ 2,84 bilhões arrecadados no mundo todo.
“Avatar” é estrelado por Sam Worthington, Zoe Saldaña, Stephen Lang, Michelle Rodriguez e Sigourney Weaver, com produção de Cameron e Jon Landau. O filme retorna aos cinemas no dia 22 de setembro no formato 4K HDR.
O longa será relançado antes da estreia oficial de sua sequência, intitulada “Avatar: O Caminho da Água”, e será meio que um esquenta. O segundo longa da saga chega aos cinemas em 16 de dezembro. Relembre o trailer da produção: