James Cameron se diz “impressionado com semelhança” entre desastres de Titan e Titanic
O diretor de “Titanic”, James Cameron, comentou o desfecho trágico do submarino que implodiu ao visitar os destroços do navio que inspirou o filme. Ele mesmo viajou mais de 30 vezes até o local para produzir o longa, que recebeu 11 prêmios Oscar em 1997.
Em entrevista à ABC News, na quinta-feira (22), o cineasta lamentou a morte dos cinco tripulantes e comparou o episódio com o naufrágio do transatlântico, ocorrido em 1912.
‘Titanic’ director James Cameron on the ‘catastrophic implosion’ of Titan submersible: “I’m struck by the similarity of the Titanic disaster itself, where the captain was repeatedly warned about ice ahead of his ship and yet he steamed at full speed into an ice field." pic.twitter.com/vO8JkCXS5f
— ABC News (@ABC) June 22, 2023
“As pessoas da comunidade [de mergulho] estavam muito preocupadas com este submarino”, disse. “Vários dos principais players da comunidade de engenharia de submersão profunda até escreveram cartas para a empresa, dizendo que o que eles estavam fazendo era muito experimental para transportar passageiros e que precisavam de certificação”.
Em 2018, o comitê de Veículos Subaquáticos Tripulados da Marine Technology Society escreveu ao CEO da OceanGate, Stockton Rush, sobre sua “preocupação unânime” com o desenvolvimento do Titan, de acordo com informações do jornal New York Times.
Semelhanças do submarino com o Titanic
James Cameron também apontou coincidências entre o caso da OceanGate e do próprio Titanic.
“Estou impressionado com a semelhança do próprio desastre do Titanic”, disse ele. “O capitão foi repetidamente avisado sobre o gelo à frente de seu navio e, no entanto, ele navegou a toda velocidade em um campo de gelo em uma noite sem lua e muitas pessoas morreram como resultado”.
“Para nós, é uma tragédia muito semelhante, onde os avisos foram ignorados. Acontecer exatamente no mesmo local com todos os mergulhos que estão acontecendo ao redor do mundo, acho inacreditável. É realmente muito surreal”, completou.
Amigo de James Cameron estava no Titan
O diretor, que também está por trás de “Avatar“, lamentou especialmente a morte de Paul-Henri Nargeolet, uma das vítimas da implosão do submarino Titan.
“PH, o lendário piloto francês de mergulho submersível, era meu amigo. Sabe, é uma comunidade muito pequena. Conheço PH há 25 anos, e é quase impossível para mim processar que ele morreu tragicamente dessa maneira”, lamentou.
Além de Nargeolet, estavam no submarino os empresários Hamish Harding e Shahzada Dawood – este último com seu filho Suleman, de 19 anos. O CEO da OceanGate, Stockton Rush, também estava a bordo, mas como piloto.
Na quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos EUA confirmou a identificação de pelo menos cinco partes do submarino. Segundo as autoridades, as evidências do estado do veículo apontam para uma “implosão catastrófica”.