_Cultura

James Cameron se diz “impressionado com semelhança” entre desastres de Titan e Titanic

Segundo o diretor de "Titanic", nas duas tragédias os "avisos foram ignorados"

James Cameron Titanic

Imagem: Reprodução/ABC News

O diretor de “Titanic”, James Cameron, comentou o desfecho trágico do submarino que implodiu ao visitar os destroços do navio que inspirou o filme. Ele mesmo viajou mais de 30 vezes até o local para produzir o longa, que recebeu 11 prêmios Oscar em 1997.

Em entrevista à ABC News, na quinta-feira (22), o cineasta lamentou a morte dos cinco tripulantes e comparou o episódio com o naufrágio do transatlântico, ocorrido em 1912.

“As pessoas da comunidade [de mergulho] estavam muito preocupadas com este submarino”, disse. “Vários dos principais players da comunidade de engenharia de submersão profunda até escreveram cartas para a empresa, dizendo que o que eles estavam fazendo era muito experimental para transportar passageiros e que precisavam de certificação”.

Em 2018, o comitê de Veículos Subaquáticos Tripulados da Marine Technology Society escreveu ao CEO da OceanGate, Stockton Rush, sobre sua “preocupação unânime” com o desenvolvimento do Titan, de acordo com informações do jornal New York Times.

Semelhanças do submarino com o Titanic

James Cameron também apontou coincidências entre o caso da OceanGate e do próprio Titanic.

“Estou impressionado com a semelhança do próprio desastre do Titanic”, disse ele. “O capitão foi repetidamente avisado sobre o gelo à frente de seu navio e, no entanto, ele navegou a toda velocidade em um campo de gelo em uma noite sem lua e muitas pessoas morreram como resultado”.

“Para nós, é uma tragédia muito semelhante, onde os avisos foram ignorados. Acontecer exatamente no mesmo local com todos os mergulhos que estão acontecendo ao redor do mundo, acho inacreditável. É realmente muito surreal”, completou.

Amigo de James Cameron estava no Titan

O diretor, que também está por trás de “Avatar“, lamentou especialmente a morte de Paul-Henri Nargeolet, uma das vítimas da implosão do submarino Titan.

“PH, o lendário piloto francês de mergulho submersível, era meu amigo. Sabe, é uma comunidade muito pequena. Conheço PH há 25 anos, e é quase impossível para mim processar que ele morreu tragicamente dessa maneira”, lamentou.

Além de Nargeolet, estavam no submarino os empresários Hamish Harding e Shahzada Dawood – este último com seu filho Suleman, de 19 anos. O CEO da OceanGate, Stockton Rush, também estava a bordo, mas como piloto.

Na quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos EUA confirmou a identificação de pelo menos cinco partes do submarino. Segundo as autoridades, as evidências do estado do veículo apontam para uma “implosão catastrófica”.

Sair da versão mobile