_Ciência

James Webb flagra astro misterioso no Sistema Solar vazando gás

Graças aos dados de observação do James Webb, cientistas da NASA coletaram informações sobre as características desse tipo de astro.

James Webb descobre astro vazando gás e intriga cientistas da NASA

Cientistas da NASA, usando o telescópio espacial James Webb, descobriram um estranho objeto no Sistema Solar que está vazando jatos de gás. O astro distante, localizado entre as órbitas de Netuno e Júpiter, é um objeto glacial conhecido como “centauro”. Assim como as criaturas da mitologia grega, os centauros são objetos híbridos, com características tanto de asteroides como de cometas.

Graças aos dados de observação do James Webb, os cientistas conseguiram adquirir informações sobre as características desse tipo de astro. Conforme detalhado em um estudo publicado na revista Nature, o objeto chamado Centaur 29P tem dois fluxos de dióxido de carbono e um de monóxido de carbono.

Tal característica nunca havia sido relatada anteriormente. Portanto, esta é a primeira vez que astrônomos observam a presença de CO2 no Centaur 29.

Modelos em 3D do James Webb mostram astro vazando gás

Através de modelos em 3D das observações do James Webb que captaram o objeto vazando gás, os cientistas acreditam que o centauro se formou por uma combinação de diferentes composições.

“Este centauro desafia as teorias sobre como os objetos primordiais foram criados e mantidos no cinturão de Kuiper”, afirma Geronimo Villanueva, coautor do estudo.

Centauros possuem características tanto de asteroides quanto de cometas. Eles se parecem com asteroides, mas sua composição é de gelo, como os cometas. Eles também residem em um limbo orbital e os astrônomos acreditam que os centauros já foram objetos transnetunianos que saíram do cinturão de Kuiper.

“Podemos considerar os centauros como as sobras da formação do nosso sistema planetário. Por ficarem em locais com temperaturas muito baixas, eles preservam informações sobre volatilidades que ocorreram nos primórdios do Sistema Solar”, afirmou Sara Faggi, da NASA.

De acordo com Faggi, o James Webb foi extremamente importante para descobrir as características do centauro por suas câmeras de alta resolução. Veja:

Agora que o James Webb descobriu o astro vazando gás, os cientistas precisam explicar o motivo por trás do fenômeno.

Sair da versão mobile