James Webb revela galáxia similar à Via Láctea na infância
Cientistas encontraram uma galáxia semelhante à Via Láctea com auxílio do Telescópio Espacial James Webb (JWST). Mas o sistema não representa nossa galáxia hoje, e sim sua infância — o que pode ajudar pesquisadores a estudar como a ela evoluiu.
A galáxia recém encontrada tem aproximadamente duas dúzias de aglomerados globulares brilhantes orbitando ao seu redor, enquanto a Via Láctea possui cerca de 200.
Como referência à sua luz, o sistema recebeu o nome de “The Sparkler”. Mais detalhes sobre ela foram divulgados no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
The Sparkler está localizada na constelação de Volans, no hemisfério celestial sul. Ela está a 9 bilhões de anos-luz de distância, o que significa que os astrônomos estão vendo como ela era cerca de 4 bilhões de anos após o Big Bang.
Segundo os cientistas, o sistema está se alimentando de outras galáxias anãs. Hoje, ela tem apenas 3% da massa da Via Láctea, mas os pesquisadores acreditam que ela ainda irá crescer e se igualar à nossa galáxia.
“Estamos empolgados com esta oportunidade única de estudar tanto a formação de aglomerados globulares quanto uma Via Láctea infantil numa época em que o Universo tinha apenas 1/3 de sua idade atual”, disse Duncan Forbes, pesquisador da Universidade Swinburne, na Austrália, e líder do estudo.
Análises sugerem que os aglomerados da nova galáxia se assemelham a alguns dos aglomerados da Via Láctea. Grande parte parece ter se formado muito cedo e as estrelas são ricas em metais, o que indica um processo rápido de enriquecimento químico nos primórdios do Universo.
Os aglomerados com estrelas ligeiramente mais velhas e pobres em metais, por sua vez, parecem pertencer a galáxias de baixa massa que estão virando jantar da “Sparkler”. O processo lembra as fusões vividas pela Via Láctea durante os últimos bilhões de anos. Acompanhar isso de perto pode dar indícios sobre a evolução de nossa galáxia.