_Tecnologia

Japoneses adaptam ônibus para circular no trilho dos trens

Ônibus híbrido de empresa japonesa pode viajar tanto em estradas como em ferrovias a até 80 km/h. Veja no vídeo

Imagem: Asa Coast Railway/Divulgação

Uma empresa japonesa está realizando testes com um curioso ônibus híbrido que pode rodar tanto em estradas como em ferrovias.

O projeto vem sendo desenvolvido há duas décadas pela Asa Coast Railway. Batizado de “Veículo de Modo Duplo” (DMV, na sigla em inglês), o objetivo é servir como uma alternativa de transporte público para os japoneses.

O DMV conta com todas as rodas de um ônibus tradicional, com a diferença que ele conta com um mecanismo que faz a dianteira levantar, permitindo que as rodas de um trem abaixem e assumam o controle. As rodas traseiras permanecem no lugar, fornecendo tração adicional para o veículo.

O micro-ônibus híbrido tem capacidade para transportar 23 passageiros (sendo quatro deles em pé), podendo atingir velocidades de até 80 km/h. Entretanto, por precaução, ele está sendo testado a 60 km/h.

Atualmente, é utilizado ao longo de um percurso de 123 km. Para garantir a segurança do transporte, a linha utilizada não é usada por trens tradicionais.

Benefícios do DMV

Por mais que o veículo transporte apenas 23 passageiros e transite em baixa velocidade, o transporte inusitado apresenta vantagens.

A primeira delas é que o projeto ajuda a reduzir o trânsito em estradas, utilizando um veículo que emite menos poluição e que tem um custo de manutenção mais baixo. Além disso, o ônibus híbrido pode ser utilizado como um veículo de emergência, para deslocar pessoas quando um terremoto atinge estradas.

Abaixo é possível ver um vídeo com o DMV em funcionamento.

Sair da versão mobile