Enquanto a adoção do Ice Cream Sandwich foi bastante lenta, o Jelly Bean parece ganhar tração bem mais rápido: as versões 4.1 e 4.2 já estão em 10,2% dos dispositivos com Android que acessaram o Google Play nos últimos quatorze dias.

O Jelly Bean foi lançado em julho (4.1) e novembro (4.2), e em poucos meses quebrou a barreira dos 10% de usuários na versão mais recente.

Isso porque as fabricantes estão distribuindo atualizações para o Jelly Bean em seus dispositivos mais importantes, além de venderem novos aparelhos com a versão mais recente do sistema. Isto significa mais usuários usando apps exclusivos para Android 4.x, e mais pessoas aproveitando novidades como Google Now, proteção contra malware e maior fluidez na interface.

O Ice Cream Sandwich, por sua vez, também aumentou sua presença: está em 29,1% dos dispositivos.

Enquanto isso, o longevo Gingerbread caiu para 47,8%. Pela primeira vez em um bom tempo, ele corresponde a menos da metade dos usuários de Android. O Froyo, por sua vez, enfim caiu para menos de 10%.

A transição do Android 2.x para 4.x tinha vários motivos para ser lenta: eles eram bem diferentes por baixo do capô. Torcemos que isto não seja mais um problema tão grande daqui em diante – mesmo após o lançamento do Key Lime Pie, previsto para maio. [Platform Versions via The Next Web]