Jogar os títulos originais do Game Boy em HD vai custar mais do que um PS4
Já estamos na metade de 2019 e está ficando dolorosamente claro que a Nintendo não vai lançar um Game Boy Classic Edition para celebrar o 30º aniversário do console. O GBAConsolizer ajuda a aliviar um pouco essa negligência, permitindo que os fãs de Game Boy, GBC e GBA aproveitem seus títulos favoritos em HD em uma TV de tela grande — mas você precisará ter seus próprios jogos e muito dinheiro sobrando.
O Super Nintendo ajudou a inaugurar a era dos jogos de 16 bits no início dos anos 90, mas, como o Game Boy tinha sido lançado um ano antes, a Nintendo criou o Super Game Boy para fazer a ponte entre os dois consoles. Era um cartucho SNES especial que aceitava jogos de Game Boy e permitia que eles fossem reproduzidos em uma tela de TV usando o hardware do Super Nintendo. Mais tarde, o acessório Game Boy Player permitiu a mesma funcionalidade usando o Nintendo GameCube, mas os resultados ainda estavam limitados a apenas gráficos de definição padrão.
Foto: Game-Tech.us
O GBAConsolizer recria o que o Super Game Boy e o Game Boy Player faziam, mas em uma caixa autônoma que inclui uma série de opções de ajustes de vídeo para ajudar os títulos antigos a ficarem com a melhor imagem possível em uma TV moderna de alta definição.
Você não vai colocar o Pokémon Red no GBAConsolizer e de repente visualizar gráficos parecidos com os principais títulos disponíveis para Xbox One ou PS4, mas a caixa fará um dimensionamento simples para que os gráficos preencham sua tela, e você poderá fazer alguns ajustes rudimentares se achar que olhar para um uma imagem superdimensionada queima seus olhos.
Para títulos monocromáticos de Game Boy, o GBAConsolizer também permite que você ajuste a paleta de cores, que é um ótimo recurso emprestado do Super Game Boy do SNES.
O console não é a única forma de jogar títulos de Game Boy, Game Boy Color ou Game Boy Advance em um televisor. Há hardwares no mercado que permitem fazer isso, e você pode até mesmo construir o seu próprio usando um Raspberry Pi.
Todas essas soluções dependem de emulação, enquanto o GBAConsolizer usa o hardware real de um Game Boy Advance para rodar jogos. Ele foi atualizado para suportar HDMI e usar um gamepad do Super Nintendo como seu controlador. Mas, como o MetalJesusRocks do YouTube descobriu depois de testar o hardware, o GBAConsolizer consegue superar em muito os emuladores quando se trata de eliminar qualquer tipo de lag no jogo.
Os títulos clássicos de Game Boy e GBA funcionam tão bem quanto em seus consoles portáteis originais, e é provavelmente o que vai convencer os devotos nostálgicos de jogos retrô a gastar US$ 350 nesta caixinha. Dado que o GBAConsolizer é um console feito sob encomenda, já que depende de um videogame portátil que não está mais em produção, ele vai custar mais do que um Xbox One, PS4 ou um Nintendo Switch — e não vem com nenhum jogo.
A menos que você esteja ganhando dinheiro transmitindo seu amor pelos jogos retrô no Twitch, talvez seja melhor aprender a conviver com as limitações dos jogos por meio de um emulador.