“Jogos Mortais 10” mostra que John Kramer é quem dita as regras até o final
O filme “Jogos Mortais 10” estreia hoje nos cinemas. O Giz Brasil assistiu antes e te conta o que a história reserva para o famoso assassino Jigsaw.
Um aviso: este texto contém spoilers.
Neste novo filme, John Kramer busca um tratamento alternativo no México. Porém, ele descobre que é vítima de um golpe de falsos médicos que enganam pacientes com câncer.
Jigsaw entre o 1 e o 2
“Jogos Mortais 10” ocorre entre o primeiro e o segundo filme. Isso fica claro com algumas referências aparecendo ou sendo ditas.
O ator Tobin Bell volta a ser John Kramer, agora mais reflexivo sobre a morte após a progressão do câncer no cérebro. Uma visita ao hospital basta para ele ficar mais sentimental e pensativo na vida – e ter ideias macabras na sua mente.
Tudo muda quando ele aceita o conselho de Henry, contando sobre um tratamento experimental feito na Noruega.
Contudo, “Jogos Mortais 10” não mostra Gordon, o médico que deu a notícia do diagnóstico de câncer que vence o desafio no banheiro de Jogos Mortais. Posteriormente, Gordon vira um ajudante de Kramer em “Jogos Mortais: O Final”.
Nem Logan, o aprendiz revelado em Jigsaw, que foi o responsável por trocar os exames dele e atrasar o diagnóstico da doença.
Velho aprendiz e nova vilã
Sim, Amanda Young (Shawnee Smith) está de volta! Após John descobrir que foi vítima do golpe, a personagem dá as caras.
Mas a farsa dos médicos é mal construída: uma falsa emboscada muito mal feita dá as boas-vindas a John, seguido de um laboratório feito num antigo galpão. A simplicidade da sequência parece ser a pressa para os desafios mortais.
John descobre, com a mesma simplicidade, que a cirurgia mais o coquetel milagroso com eficácia de cura de 90% prometido por Cecilia (Synoove Macody Lund) é uma farsa. Isso já começa a dar sinais na mesa de cirurgia, pois John é operado no cérebro acordado com um dos médicos pedindo para ele mexer os dedos — uma cena parecida que ocorre em “Jogos Mortais 3”, filme em que ele morre.
Calma, heroína e empática, doutora Cecilia desaparece com a equipe médica da fábrica. Mas Kramer liga para um detetive e traz cada um que o enganou de volta.
Amanda Young captura as pessoas envolvidas e os Jogos Mortais começa.
Qual o papel de Amanda?
Em alguns diálogos, Amanda mostra medo por seguir o legado de John Kramer após ele morrer. Ela até titubeia, mas ele a incentiva.
No segundo filme da saga, ela já assume papel de protagonista no desenvolvimento dos testes. “Jogos Mortais 10” serve como um teste para ela – que terá sua chance derradeira no terceiro filme.
Amanda já demonstra ciúmes por John Kramer, ao mesmo tempo, em que se reconhece em uma nova personagem. E também a sua dificuldade de dar mais uma chance aos jogadores.
No fim, é um filme com uma passagem tímida de Amanda. “Jogos Mortais 2” e 3 parecem ser a chave para entendê-la, com o 10 sendo um bônus nostálgico.
‘Kramer’s Anatomy’
Uma das cenas do início do filme dá o tom dos desafios: todos eles envolvem procedimentos ou instrumentos médicos – Kramer não estava para brincadeiras neste jogo!
Mas antes, um teste solitário é feito com Diego (Joshua Okamoto). Com bisturis amarrados nas mãos, ele tem que arrancar as bombas costuradas nos braços.
Pulando para a parte que interessa, os jogos começam com um sermão de John a cada um dos envolvidos e não com o boneco Billy falando em um vídeo. Talvez por John estar mais moralista e sensível neste filme.
Junto com Amanda, eles começam a jogar o jogo. As cenas dos desafios são de uma realidade capaz de fazer os fãs e os novatos ainda se contorcerem nas cadeiras e se agoniarem, principalmente com os gritos do primeiro teste do grupo de Cecilia tentando ficar vivo.
O jogo dentro do jogo
Desde o começo dos jogos, Cecilia atua como líder, mas o sangue frio para usar as entranhas de um ex-colega como corda denuncia a golpista.
Ela e Gabriela (Renata Vaca) chegam vivas até o final, mas uma reviravolta com um personagem já mostrado muda as regras do jogo.
Amanda, John, Gabriela e um garoto chamado Carlos passam a correr perigo com Cecilia propondo um novo jogo. Talvez nunca vimos o assassino Jigsaw tão perto da morte antes do terceiro filme do que agora. E numa morte simbólica por ser banhada de sangue.
Mas os “Jogos Mortais” só acaba quando as peças se encaixam. E John Kramer mostra o porquê ele e seus mistérios se tornaram o ponto central dos filmes da franquia de terror.
“Vocês eram os alvos a noite toda”, diz um dos diálogos.
Cena pós creditos
Por fim, uma dica: fique após os créditos. Amanda não é a única próxima de Jigsaw que resolve dar às caras.
Assim como em outros filmes, o banheiro dos “Jogos Mortais 1” reaparece para lembrar como o primeiro filme com baixo orçamento pode criar longa franquia – mesmo sem a força de antes.
O elenco do filme ainda conta com Michael Beach, Steven Bran, Paulette Hernandez, Octavio Hinojosa e Donagh Gordon.
“Jogos Mortais 10” tem direção de Kevin Greutert (“Jogos Mortais 6” e “Jogos Mortais: o Final”). O roteiro é de Josh Stolberg e Pete Goldfinger (“Jogos Mortais: Jigsaw” e “Espiral – O Legado de Jogos Mortais”). A produção é da Lionsgate e Twisted Pictures, com distribuição da Paris Filmes.
Que comecem os jogos!