A abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos de 2023, que acontece em Santiago, no Chile, será nesta sexta-feira (20). Até o dia 5 de novembro, mais de 7 mil atletas de 41 delegações disputarão medalhas que valem vaga nos Jogos Olímpicos de 2024 — que serão realizados em Paris, capital da França.
Ao todo, 633 atletas do Brasil, somados aos 263 oficiais de confederações e 124 oficiais do Comitê Olímpico Brasileiro, representam o país. Aliás, esta é a maior delegação brasileira em uma competição estrangeira na história.
Os atletas brasileiros tentarão igualar ou melhorar a campanha história de 2019. Em Lima, quando o Brasil ficou na vice-liderança do quadro de medalhas, teve 55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes. No total foram 171 medalhas, 14 a mais do que nos Jogos de Toronto, em 2015.
Embora a abertura oficial do evento seja nesta sexta, algumas modalidades, como beisebol e boxe, já tiveram suas primeiras disputas na quarta (18) e quinta-feira (19). A cerimônia de abertura está prevista para 20h (horário de Brasília).
Onde assistir?
A Rede Record não renovou os direitos de transmissão. A emissora transmitiu as últimas edições do evento esportivo e, pela primeira vez desde 1995, os Jogos Pan-Americanos não serão transmitidos na TV aberta.
Da mesma forma, a TV Paga não vai transmitir o evento. Contudo, o público pode acompanhar normalmente os Jogos Pan-Americanos 2023 através da internet.
Será possível assistir cada detalhe das competições de forma simples e gratuita. Os brasileiros poderão acompanhar o evento no site ou aplicativo móvel do Panam Sports Channel e no canal no YouTube do Canal Olímpico do Brasil.
Além disso, outra alternativa no YouTube é a CazéTV, que transmitirá várias competições — incluindo lives diárias — com os principais destaques do dia e também com todas as informações sobre o desempenho dos atletas brasileiros. Assista a estreia do Brasil no Pan, no link abaixo: