Liga de futebol vai usar IA para selecionar jogadores
A Major League Soccer (MLS), liga de futebol dos Estados Unidos, anunciou que vai usar a Inteligência Artificial (IA) da startup ai.io para selecionar seus próximos astros. E o melhor: quem vai poder se candidatar são os próprios jogadores.
Vai funcionar da seguinte forma: a partir de janeiro de 2024, jogadores de todo o mundo poderão baixar o aplicativo e concluir uma série de avaliações e exercícios pelo celular.
O aplicativo irá analisar a habilidade dos jogadores e, através de uma plataforma totalmente conectada, os times da liga poderão avaliar os jogadores através dos dados gerados.
Os jogadores com pontuação alta no aplicativo terão a chance de treinar com os times em eventos nos Estados Unidos e no Canadá.
A liga anunciou que suas iniciativas de IA estão divididas em duas:
- aiScout, uma plataforma de análise e desenvolvimento de talentos que fornecerá aos clubes a oportunidade de analisar, avaliar, pontuar, testar, desenvolver e observar jogadores amadores de todo o mundo.
- aiLabs, laboratórios de desempenho de elite multiuso que abrigam tecnologia de ponta e equipamentos. A ideia é fornecer aos jogadores e à equipe do clube análises físicas e cognitivas em tempo real, insights e resultados.
De acordo com um comunicado da Major League Soccer, a ideia é “fornecer a todos os jogadores de futebol a oportunidade de serem observados gratuitamente sem precisarem viajar”.
“Acreditamos que esta parceria será uma solução real para alguns dos problemas mais importantes enfrentados no futebol na América do Norte, como custo, distância e acessibilidade”, disse Fred Lipka, diretor técnico da liga.