Kate Bush, diva dos anos 80, volta ao topo por trilha em “Stranger Things”

A canção de 1985, "Running Up That Hill", se tornou a mais ouvida no Spotify depois de aparecer na série “Stranger Things”, da Netflix. Veja sobre o que fala a música

Kate Bush

Imagem: montagem/Divulgação

A 4ª temporada de “Stranger Things” chegou com tudo e como de costume, trouxe diversas referências aos anos 80 como: os cortes de cabelo, roupas e acessórios, obras cinematográficas e musicais. Entre as “desenterradas” da série, está a canção “Running Up That Hill”, de 1985, hit da cantora britânica Kate Bush.

A faixa aparece de forma recorrente desde a estreia em 27 de maio. É a canção favorita da personagem Max, interpretada pela atriz Sadie Sink, e –atenção, spoiler— a canção até ajuda a mocinha a se livrar do terrível vilão Vecna ​​em dado momento. 

O destaque da música na série, descoberta pela Geração Z, aumentou absurdamente sua popularidade, alcançando o primeiro lugar no iTunes e destaque em outras plataformas, como o Spotify, onde já é a mais tocada do mundo, segundo o ranking diário desta quinta-feira (9).

“Running Up That Hill” conquistou ainda, pela primeira vez, um lugar no Top 10 das paradas americanas, aparecendo na 8ª posição do Hot 100 da Billboard. No Brasil, ela bateu na 44ª posição.

Fora das plataformas de streaming, “Running Up That Hill” está em evidência nas rádios especializadas em música pop e no YouTube. O conceitual clipe, gravado numa época em que a MTV só existia nos EUA, esteve entre os 70 mais tocados no fim de semana.

Cantora ficou surpresa!

Kate Bush reagiu à volta da música ao topo das paradas 37 anos depois. Em um comunicado no seu site, a cantora e compositora, hoje com 63 anos, disse que o seriado deu à sua música um “novo sopro de vida” e que a popularidade é “muito emocionante”. Kate agradeceu aos fãs ao redor do mundo por reviver “Running Up That Hill”, antes de revelar que ela mesma é fã da série. Veja o recado dela:

“Você deve ter ouvido que a primeira parte da fantástica e emocionante nova temporada de Stranger Things foi lançada recentemente na Netflix. Ela apresenta a música ‘Running Up That Hill’, que está recebendo um novo sopro de vida pelo jovens fãs que amam o show –eu também amo! Por causa disso, ‘Running Up That Hill’ está fazendo sucesso em todo o mundo e entrou na parada do Reino Unido em 8º lugar. É tudo muito emocionante! Muito obrigado a todos que apoiaram a música. Espero ansiosamente pelo resto da série em julho.”

Conheça a história da música

“Running Up That Hill (A Deal with God)” foi o primeiro compacto do disco “Hounds of Love”, de 1985 –mesma época em que passa para a série da Netflix. Junto com os outros hits “The Big Sky” e “Cloudbusting”, elevou o álbum ao primeiro lugar da parada britânica.

O single de “Running…” também é o segundo maior sucesso da carreira de Kate Bush –o maior segue sendo “Wuthering Heights”.

Além disso, “Running Up That Hill” garantiu a posição mais alta da carreira de Kate Bush, o 30º lugar no Hot 100 da “Billboard” dos EUA.

A letra é curiosa. Fala de um casal que faz um “acordo” com Deus para que cada um fique no corpo do outro por um tempo. Segundo Bush, seria uma forma de fazer o homem e a mulher entenderem melhor a situação um do outro na batalha dos sexos.

A construção ciclotímica da canção, com tambores na mesma levada do início ao fim, cria uma atmosfera hipnoptizante, somada à linda voz de Kate Bush. Confira neste trecho do próprio seriado:

“Stranger Things” sempre apresentou uma trilha sonora de destaque, composta por sucessos dos anos 80, além de músicas menos conhecidas também. Porém, com “Running Up That Hill” é a primeira vez que a série catapultou uma música para tal grau de sucesso da noite para o dia.

Resta saber o que está reservado para os espectadores com os dois episódios restantes do programa de sucesso dos irmãos Duffer, que chega em 1º de julho. 

Sair da versão mobile