Kate Bush, Missy Elliott, RATM e mais: veja quem está no “Hall da Fama do Rock 2023”
Após dois meses da indicação, saiu o resultado da votação para o Hall da Fama do Rock & Roll 2023, realizada na última quarta-feira (3).
A lista traz grandes nomes da música, como Kate Bush, RATM (Rage Against the Machine) e Missy Elliott. Outros vencedores são Willie Nelson, Sheryl Crow, George Michael e The Spinners. Ao todo, foram 14 artistas indicados, incluindo Iron Maiden, Joy Division/New Order, Cyndi Lauper, Soundgarden, A Tribe Called Quest, The White Stripes e Warren Zevon.
Foi a primeira vez de Elliott e Nelson na disputa. A rapper se tornou elegível este ano, obedecendo ao critério de indicação de estar, no mínimo, 25 anos após o seu primeiro lançamento comercial.
Em entrevista à Variety, o presidente do Hall da Fama do Rock & Roll, John Sykes, disse que o comitê ficou feliz com o resultado de Kate Bush. Indicada três vezes para a lista, ela esteve na mídia outra vez com o retorno do sucesso “Running Up That Hull”, parte da trilha sonora de “Stranger Things”. O cantor country Willie Nelson, por outro lado, teve seu nome comentado após comemorar seus 90 anos de idade, em 29 de abril.
“Às vezes, é preciso um momento importante como o aniversário de 90 anos de Willie ou, no caso de Kate Bush, a música tocada em ‘Stranger Things’, para lançar uma luz sobre eles para muitos jovens que não sabiam quem ela era em 1985”, disse Sykes.
Além da lista de votação geral, outros seis nomes foram escolhidos por um comitê: o cantor Chaka Khan, o instrumentista-produtor Al Kooper e o letrista Bernie Taupin integram a categoria “excelência musical”. O guitarrista Link Wray e o criador do hip-hop DJ Kool Herc estão em “influência musical”. E, por fim, o apresentador de TV Don Cornelius é o ganhador do prêmio anual Ahmet Ertegun.
Todos os 13 receberão homenagens em uma cerimônia de posse e um concerto no próximo dia 3 de novembro, no Barclays Center, no Brooklyn, Nova York.
Diversidade musical no Hall da Fama do Rock & Roll
Nos últimos anos, o Hall também tem tentado aumentar a diversidade, incluindo a de gêneros musicais. Este ano, a rapper Missy Elliott se tornou a única artista de 2023 a chegar ao hall em seu primeiro ano de elegibilidade. Isso depois de, no ano passado, a musa do country Dolly Parton tentar se retirar da disputa por divergências de estilo, apesar de se dizer “lisonjeada”.
“Missy Elliott ganhou a primeira votação, assim como Eminem conseguiu a primeira votação no ano passado e Jay-Z no ano anterior”, disse Sykes. “Portanto, se há uma linha de raciocínio que estamos vendo, ela mostra o poder da cultura da música hip-hop agora, como se já não soubéssemos, no que diz respeito à rapidez com que esses artistas estão sendo reconhecidos na primeira votação.”