Depois que “Running Up That Hill”, clássico dos anos 1980, reapareceu como trilha sonora de “Stranger Things”, a cantora britânica Kate Bush não para de bater recordes. A canção segue subindo nas paradas musicais e nos streamings. E, agora, já garantiu três entradas no Guinness Book, a maior coleção de recordes internacionais.

Kate Bush passou a ser dona da faixa que mais demorou para alcançar o primeiro lugar nos charts oficiais de singles do Reino Unido. A britânica também é a artista que demorou mais para colocar duas músicas em primeiro lugar no mesmo chart, algo que tinha conseguido há 44 anos, com “Wuthering Heights”. 

Além disso, Bush conquistou o recorde de artista feminina mais velha a alcançar o primeiro lugar de vendas de singles no Reino Unido, aos 63 anos. A recordista anterior, Cher, que tinha 52 anos quando seu hit “Believe” conquistou o topo em 1998, foi ao Twitter para felicitar Bush. Se liga só:

Além dos recordes do Guinness Book, Kate Bush também acumulou uma fortuna com o reaparecimento da canção em “Stranger Things”. É o que diz a CBS, que aponta que a artista teria faturado cerca de US$ 2,3 milhões (R$ 12 milhões), somente em royalties de streaming desde que a 4ª temporada da série estreou

Conforme apontou o Music Business Worldwide, Kate provavelmente teria recebido a maior parte desse dinheiro, uma vez que é detentora dos direitos autorais da canção gravada em 1985.

Bush observou em um post no blog em junho que o ressurgimento da música a colocou “no topo daquela colina” (ba-dum-tss), e que sua rápida subida parecia “impulsionada por uma espécie de força superior”. É uma reviravolta incomum na carreira de uma artista que foi aclamado pela crítica, mas que não havia alcançado um top 10 nos EUA, até este ano, 37 anos após o lançamento de “Running Up That Hill”. 

“Stranger Things” fez a canção está entre as cinco mais ouvidas da semana no mundo, segundo o Spotify. As informações foram divulgadas pelo site Hollywood Reporter. A publicação destaca que a música está em segundo lugar na lista “top 50” do Spotify nos EUA, e em quarto lugar no “top 200” mundial. 

Além disso, nos dias após o lançamento da 4ª temporada de “Stranger Things” na Netflix, “Running Up That Hill” registrou um aumento de 8.700% no streamings no Spotify em 30 de maio em comparação com o total em 25 de maio, um dia antes da estreia. 

“Running Up That Hill” (Subindo Aquela Colina, em tradução literal) faz parte do álbum “Hounds of Love”, o quinto da carreira de Kate Bush, lançado em 1985. Os novos episódios da série são ambientados em 1986.