Você já viu um jogador de Tetris habilidoso e pensou consigo mesmo, “Ele deve ser ótimo para empilhar coisas em um caminhão de mudança”? Nós testamos essa idéia, juntando várias dicas úteis sobre mudança vindas de um expert em Tetris.

Experts Tetris não são tão fáceis de achar. Não há torneios grandes, organizados para o jogo e suas incontáveis variantes, então nós entramos em contato com The Tetris Company, que nos pôs em contato com John Tran, um expert em Tetris de Menifee, Califórnia.

Tran pratica suas habilidades principalmente no site de Tetris online Tetris Friends, onde ele regularmente pontua alto nos leaderboars. Quando ele não está jogando, ele passa tempo no site da comunidade de Tetris, Harddrop.com.

Porque as pessoas o consideram um expert em Tetris?

 “Eu acho que a razão principal pela qual as pessoas me consideram um expert em Tetris é pela minha habilidade no multiplayer, eu tento combinar alta velocidade com um down-stacking eficiente e alguns T-spins improvisados para por mais pressão nos meus oponentes.” Tran explica, usando uma linguagem que só um aficionado por Tetris poderia entender.

 “Logo que eu comecei a jogar, eu tive vários sonhos sobre Tetris,” diz Tran, explicando uma experiência dividida com muitos outros jogadores de Tetris ao longo dos anos. Mas enquanto muitos param no campo dos sonhos, John levou sua experiência para a vida real. “Eu comecei a notar como as formas se encaixam como caixas, livros, ou qualquer outra coisa que estivesse no meu quarto. Isso vem a calhar quando você está organizando ou limpando.”

Ele parece o candidate perfeito para nos dar dicas de mudança, então sem mais delongas…

 

Dicas de mudança de um expert em Tetris

 “Dê uma olhada em suas próximas peças (mover caixas nesse caso) para determinar a melhor disposição.”

Pense a frente. Por uma caixa em um lugar que encaixa bem pode parecer um belo feito, mas quando isso dificulta posicionar as caixas subseqüentes isso faz mais mal do que bem.

 “Se você tiver uma caixa que não encaixe bem, segure um pouco e use quando não for bagunçar todo o resto.”

A vontade de simplesmente amontoar tudo na traseira do caminhão o mais rápido possível é grande. Não force nada. Se um contêiner não encaixa, simplesmente deixe de lado até que consiga espaço.

 “Empilhe o mais retinho que conseguir. Uma superfície igual vai economizar tempo de reação e te dar mais opções de empilhamento.”

Agrupar as caixas em um mesmo nível não apenas vai te dar mais opções de empilhamento, ela vai aumentar a estabilidade, reduzindo o deslocamento, enquanto você faz a sua mudança.

 “Evite buracos desnecessários para maximizar o uso do espaço”

Essa dica é para ser usada junto com guardar peças até que haja um bom lugar para elas. Não deixe buracos. Se você precisar, revire o que você estiver empacotando para achar algo que cabe no espaço. Um pacote firme é um pacote estável.

 “Deixe uma coluna aberta para suas caixas compridas, e se você não tiver nenhuma caixa comprida, compre algumas.”

Caixas compridas não são apenas para gibis e quadrinhos. As caixas longas, delgadas são perfeitas para preencher espaços que as caixas mais largas não vão caber, adicionando uma estabilidade preciosa para sua pilha enquanto maximiza o uso do espaço.

 “Não desperdice suas caixas compridas!”

Dito isto, não as jogue simplesmente onde elas não são necessárias. Guarde-as para quando você precisar fazer Tetris com as caixas. Uma caixa longa pode estabilizar várias colunas de caixas, todas de uma vez.

 “Multiplayer vai te ajudar a fazer tudo mais rápido, então arranje alguns amigos e familiares para te ajudar.”

Mãos extras sempre ajudam quando se está empacotando, mas tenha certeza que você, seus amigos e sua família estão no mesmo ritmo. Sem uma estratégia coordenada, mesmo a pilha mais forte pode desmoronar.

Antes de dizermos adeus a John Tran, o mestre de Tetris nos dá mais uma dica pra tirar o melhor do jogo.

 “Eu acho que Tetris te ensina a ter paciência e como prever situações na vida real assim como você faz no jogo.”

Eu acho que ele provou onde queria chegar.

Essas dicas na verdade não ajudam somente com mudanças, até porque no Brasil é mais comum pessoas contratarem empresas de mudanças do que alugarem caminhões e fazerem a mudança sozinha. Também são muito úteis pra quem mora em apertamentos ou divide um quarto.

Espaços pequenos são ótimos pra provar que todas aquelas horas que você passou jogando Tetris, na verdade são apenas o treinamento para o estágio final: Como arrumar todas as bugingangas que você adquiriu ao longo da sua vida, de maneira que os seus videogames tenham espaço para ventilação e seus gibis não despenquem toda vez que alguém bater a porta do seu quarto.