O lagarto de pés rápidos, apelido Podokesaurus holyokensis, agora virou, oficialmente, um dinossauro. A definição foi assinada pelo governador do estado norte-americano de Massachusetts na última quarta-feira (19).
Descoberto em 1910, o réptil carnívoro viveu no leste dos EUA no período jurássico inicial, há pelo menos 200 milhões de anos.
A espécie é prima de dinossauros carnívoros gigantes, como o Tiranossauro Rex, e media entre um e dois metros de comprimento. Seu peso estimado era de cerca de 40 quilos. Ele ganhou o apelido de “pés rápidos” porque conseguia correr até 19 km/h.
A história do fóssil coincide com um marco na história da paleontologia. Quem o descobriu foi Mignon Talbot, a primeira mulher a encontrar, nomear e descrever um dinossauro.
Talbor era professora da faculdade Mount Holyoke College no começo do século 20. Até hoje, paleontólogos procuram o crânio perdido do animal.
O osso pode ajudar na busca por mais informações sobre a espécie, uma vez que o esqueleto foi destruído parcialmente em um incêndio na instituição de ensino, em 1917.
Com a decisão, o lagarto agora dinossauro também se torna a espécie fóssil oficial de Massachusetts, onde Talbot encontrou os primeiros ossos do animal. Quase 10 estados dos EUA têm dinossauros como representantes oficiais.