Quando vamos assistir lançamentos de foguetes, o fazemos do nível do chão, da onde a nave em direção ao espaço apenas se afasta de nós até perdermos ela de vista. Mas nesse novo e dramático vídeo, finalmente conseguimos ver como é o lançamento de um foguete da perspectiva do espaço.

Este vídeo em timelapse foi montado pela empresa de satélites Planet e mostra um foguete Soyuz decolando do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em 14 de julho. Como observado por Vincent Beukelaers, da Planet, era uma questão de ter um satélite no lugar certo no momento certo.

“A nossa constelação Dove [de satélites] é de monitoria, o que quer dizer que nós apontamos cada Dove para baixo, fazendo imagens do que está diretamente abaixo de seu alcance, conforme a Terra gira”, escreveu Beukelaers no blog da companhia. “Nas horas anteriores ao nosso recente lançamento Soyuz, determinamos que um Dove estaria perto o suficiente do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para filmar o nosso mais recente lançamento. Assim que determinamos que era possível, nossa equipe de Controle de Atitude trabalhou com nossa equipe de Operações Missionárias para apontar um Dove para a plataforma de lançamento”.

A equipe só teve cinco horas para se preparar, mas o resultado final foi bastante surpreendente.

O satélite Dove captou uma imagem por segundo do foguete em aceleração, enquanto o satélite em si estava se movendo na incrível velocidade de sete quilômetros por segundo. O time de imagem da Planet recortou e juntou as imagens, condensando dois minutos e meio em tempo real em um rápido vídeo de 11 segundos. Pode ser curto, mas é bem maneiro.

Aqui a visão do solo.

Ironicamente, a Planet captou as imagens do foguete com ainda mais satélites Dove. Esperamos que isso signifique que vamos ver ainda mais vídeos como esse no futuro.

[Planet]