A próxima vez que você se pegar pensando sobre o apocalipse robô, lembre-se que depois de anos de desenvolvimento este pequeno robô não conseguiu nem mesmo dobrar roupas.

Durante os últimos anos da Consumer Electronics Show (CES), o estande da Seven Dreamers conseguiu chamar a atenção de grandes plateias para demonstrações de seu robô dobrador de roupas, o Laundroid.

E por que não, né? Um robô que economiza o seu tempo em uma das tarefas mais monótonas do cuidado de casa não é nada mal. Parecia muito bom para ser verdade… Tanto que a empresa fez o pedido de falência nesta terça-feira (23) no Japão.

Geralmente, os robôs têm dificuldades em tarefas domésticas. Eles conseguem aspirar o chão, esfregar azulejos e até mesmo cortar a grama, mas tendem a ir mal em tarefas como segurança doméstica ou companhia.

O pessoal da Seven Dreamers fez algumas promessas grandiosas sobre as capacidades do Laundroid, que tinha o tamanho de uma geladeira e meio que limitava quem poderia ter um desses.

Usando reconhecimento de imagem, inteligência artificial e mecanismos de manuseio, o Laundroid era supostamente capaz de dobrar e organizar uma pilha de roupa limpa. Depois que ele terminava o trabalho, era só você colocar a pilha em uma gaveta.

Parecia um produto muito inovador, mas na realidade ele tinha dificuldades para dobrar o vestuário básico. A máquina exigia que as roupas fossem pré-preparadas – ou seja, os usuários ainda tinham algum trabalho. Não dava para abrir a gaveta do robô e simplesmente jogar as roupas lá dentro.

No final das contas, a Seven Dreamers conseguiu acumular US$ 20 milhões em dívidas para cerca de 200 credores. A empresa ainda havia prometido começar a vender o Laundroid por cerca de US$ 1.000 até o final desse ano.

No entanto, o sonho de se livrar da tarefa de dobrar roupas ainda não acabou. A FoldiMate parece seguir firme na intenção de fazer parte do trabalho para você – no entanto, a máquina tem sido apresentada desde a CES 2016 e ainda não há previsão de lançamento.

[Seven Dreamers via Engadget via Gearoid Reidy]