A realidade virtual através de headsets como o Oculus Rift está ficando muito boa, mas a experiência ainda exige controles físicos para realizar comandos. O Leap Motion quer usar sua tecnologia de sensores 3D para mudar isso.

>>> Veja o Leap Motion transformar um PC com Windows 8 em uma máquina futurista

Você deve conhecer a empresa Leap Motion principalmente por seu pequeno gadget para controlar o PC de uma maneira futurista, usando gestos com as mãos. Infelizmente, nos computadores ele está aquém do que promete.

Então qual seria o próximo passo? O VR Developer Mount, um suporte de US$ 20 que permite encaixar o Leap Motion em quaisquer óculos de realidade virtual – como o Oculus Rift, por exemplo.

leap motion vr

Ele acompanha uma API que fornece aos desenvolvedores os dados infravermelhos capturados pelas câmeras do Leap Motion. A empresa já tem um software que reconhece suas mãos a partir desses dados; a partir daí, basta transformar suas mãos em controles para um mundo 3D.

Claro, ainda teremos que ver o que as pessoas realmente vão criar com a API. Mas a empresa vem testando aplicar sua tecnologia 3D à realidade virtual há algum tempo, e alguns hacks já integram o Leap Motion ao Oculus Rift.

Além disso, a empresa está testando um protótipo “Dragonfly” feito para ser embutido em óculos de realidade virtual no futuro, que rastreia suas mãos e recebe seus comandos.

Vale notar que esta não é a única forma de usar suas mãos como controles de realidade virtual: tecnologias como o Kinect e o Project Tango, do Google, vêm sendo aproveitado para isso. O mais bacana disso tudo é que, aparentemente, o futuro está alcançando a promissora tecnologia que a Leap Motion já criou. [Leap Motion Blog]