Lenovo anuncia ThinkPhone, celular premium feito de fibra de carbono
Durante a CES 2023, maior feira de eletrônicos do mundo, Lenovo e Motorola anunciaram o ThinkPhone, smartphone poderoso que foge do convencional em alguns aspectos. O primeiro é seu acabamento, feito em fibra de carbono. Outro é a curiosa escolha do processador, que vai na contramão de dispositivos Android topo de linha de outras marcas.
O ThinkPhone tem a nomenclatura inspirada nos notebooks corporativos da marca, os “ThinkPads”. Aliás, ele conta com um recurso que possibilita a integração com os notebooks, o “Think 2 Think”, que permite a sincronizar celulares com quaisquer ThinkPads disponíveis no mercado.
O smartphone conta com acabamento traseiro em fibra de carbono, algo não muito usual em celulares do segmento premium nos últimos anos. A indústria tem preferido utilizar acabamento metálico em aparelhos mais caros.
O ThinkPhone conta com um conjunto câmeras com um sensor principal de 50 MP, um de 13 MP e um sensor de profundidade. A câmera frontal tem 32 MP.
O dispositivo tem uma tela OLED com resolução Full HD+ de 6,6 polegadas. O processador é o Snapdragon Gen 1, uma escolha curiosa, considerando que os smartphones previstos para chegarem neste ano — e alguns lançados no final de 2022 — já usam a versão mais recente do processador topo de linha da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2.
Mesmo sem processador não seja da última geração, o ThinkPhone é bem poderoso e promete entregar alto desempenho. Ele estará à venda em versões de até 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno.
Uma das coisas que mais chamam a atenção no aparelho é o botão vermelho na lateral do telefone, que está lá graças a uma parceria entre Motorola e Microsoft para adicionar o recurso de comunicação “push-to-talk” via Teams. A funcionalidade possibilita que o aparelho se comporte como um walkie talkie e funcione de forma parecida como um Nextel, que encerrou seu serviço de rádio em 2017.
O smartphone será lançado nos Estados Unidos, Europa, América Latina, Oriente Médio, Austrália e também deve chegar a alguns países da Ásia. Lenovo e Motorola ainda não divulgaram informações sobre a previsão de disponibilidade e sobre os preços sugeridos do celular. Ainda não há data para anúncio no Brasil.