Startup anuncia sorvete sem leite e à base de plantas na CES 2023

Empresa quer produzir leite e outros derivados em Marte sem o uso de vacas. Público da CES 2023 já está experimentando o sorvete sem leite
Startup anuncia sorvete sem leite e à base de plantas na CES 2023
Imagem: Unsplash/Reprodução

Uma startup americana desenvolveu um novo tipo de sorvete sem leite que dispensa o uso de proteína animal em sua fórmula. A empresa de biotecnologia explica que usa um novo método que substitui a caseína do leite por uma proteína à base de plantas.

A novidade foi apresentada durante a CES 2023 pela norte-americana AFT (Armored Fresh Technologies), uma startup focada em criar novos materiais e tecnologias para promover a sustentabilidade alimentar.

Após receber um investimento de 1 milhão de dólares, a empresa pretende provar a teoria de que é possível produzir substitutos vegetais para todos os tipos de laticínios de origem animal, incluindo sorvete, queijo e iogurte. A tecnologia também poderá ser usada não apenas para alimentar pessoas na Terra, mas também futuros astronautas vivendo em Marte.

Atualmente, a proteína caseína é um componente que existe apenas no leite de origem animal. É, por isso, que é tão difícil achar um substituto que imite o sabor e a textura da proteína animal.

Porém, a startup conseguiu criar uma nova fórmula de proteína emulsificante à base de plantas sem o uso de material animal ou transgênico. O método consiste em extrair proteínas de microrganismos selecionados e dar a eles funções para que produzam proteínas que possam substituir a caseína. Na prática, essa produção requer apenas água e oxigênio.

A proteína emulsionada da AFT difere de outras proteínas vegetais existentes atualmente em termos de função e nutrição, pois é solúvel em água e contém mais de 50% de aminoácidos essenciais. Ele ainda tem a vantagem de não alterar o sabor do alimento final, já que o próprio material tem pouco gosto ou sabor.

Durante a CES 2023, que acontece ao longo desta semana em Las Vegas, nos EUA, os visitantes do evento podem experimentar o sorvete de proteína alternativa feita à base de plantas.

A tecnologia está sendo patenteada. Em um segundo passo, a AFT afirma que pretende expandir o escopo da pesquisa para começar a desenvolver vitaminas, minerais e proteínas funcionais que usam 100% de ingredientes vegetais.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas