Embora não possa afirmar, eu suspeito que alguém do departamento de smartphones da Lenovo seja um grande fã dos filmes do Vin Diesel. Por quê? Bem, porque a companhia apresentou nesta quinta-feira (8) o Legion Phone Duel 2 — e ele parece ter saído diretamente de um Velozes e Furiosos da vida.

Praticamente dobrando todas as suas especificações, o novo Legion Phone Duel 2 agora conta com duas portas USB-C, duas baterias, o dobro dos gatilhos e duas ventoinhas de resfriamento, enquanto mantém a mesma câmera selfie pop-up montada na lateral. Ele também inclui uma tela enorme AMOLED de 6,92 polegadas Full HD+ (2.460 x 1.080 pixels) com taxa de atualização de 144 Hz e taxa de amostragem de 720 Hz, além de processador Snapdragon 888 e câmera traseira dupla de 64 MP (principal) e 16 MP (ultra-angular).

Mas o que mais me impressiona são os esforços que a Lenovo fez para melhorar os recursos de jogos do Legion Phone 2. Na parte de trás, é impossível deixar de notar na saliência da câmera, que fica bem no meio do telefone. Isso serve para alguns propósitos: significa que, ao segurar o aparelho no modo paisagem durante um game, há uma chance menor de esbarrar no módulo de câmera, caso ele fosse localizado mais para o topo da traseira. Mas não é só isso. A protuberância também é útil porque é por ali que passa um canal para os ventiladores turbo, dissipando o ar quente. E claro, é nessa área que ficam as luzes RGB, para não deixar dúvidas de que este é um celular gamer.

O calombo na parte central também é usado para abrigar a câmera selfie pop-up de 44 MP do Legion Phone 2, que se eleva na lateral (ou na parte superior no modo paisagem), para que você possa tirar selfies ou faça transmissões ao vivo com mais facilidade enquanto joga.

Por dentro, a Lenovo usa baterias duplas (uma em cada lado) para fornecer uma capacidade combinada de 5.500 mAh, que é 10% maior do que a geração anterior. E para aqueles momentos em que você precisa recarregar rapidamente, o Legion Phone 2 ainda possui duas portas USB-C que podem ser conectadas ao mesmo tempo para fornecer carregamento super rápido de 90 watts com fio.

Outro truque do Legion Phone 2 é o suporte para oito botões diferentes sensíveis ao toque: quatro nas laterais, dois nas costas e dois “pontos de contato de força” no display. A Lenovo diz que essas teclas de toque foram colocadas para se encaixar naturalmente onde seus dedos descansam ao segurar o smartphone no modo paisagem, adicionando controles extras sem a necessidade de um acessório de gamepad externo como um Razer Kishi.

Assine a newsletter do Gizmodo

Preço e disponibilidade

O Legion Phone Duel 2 será vendido na China ainda este mês e nas lojas da Europa em maio. No continente europeu, o dispositivo será vendido a partir de 799 euros (R$ 5.330), para a versão com 12 GB de RAM + 256 GB de armazenamento interno, e 999 euros (R$ 6.660), para o modelo de 16 GB de RAM + 512 GB de espaço. A versão mais cara ainda inclui uma base de recarga sem custo adicional.

Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Vale lembrar que faz pouco mais de um mês que a Lenovo lançou a primeira geração do Legion Phone Duel por aqui, então eu não esperaria ver o sucessor tão cedo assim no País.