Em 2012, a Lenovo nos deixou impressionados com o primeiro ThinkPad X1 Carbon: seu corpo de fibra de carbono era leve e resistente, e o laptop acertava em cheio em outros quesitos – teclado, trackpad e tela. Agora ele está recebendo uma atualização: além de ser relativamente leve, ele promete bateria de até 11 horas.

O corpo de fibra de carbono é agradável ao toque e parece bem resistente. Ele tem 17,7 mm de espessura e pesa 1,31 kg.

A duração da bateria aumentou para até 10,9 horas, segundo a Lenovo, graças a processadores Core i7 de 5ª geração (que a Intel deve anunciar oficialmente na feira CES). Ele roda Windows 8.1.

Novo ThinkPad X1 Carbon

O teclado retroiluminado desfez uma mudança que vimos no ano passado. A Lenovo achou que seria uma boa ideia trocar a fileira de teclas Fn por uma faixa touchscreen, cujos controles mudam dependendo do software que você está usando. Por exemplo, se você estiver no programa de música, a faixa exibe controles de volume e tocar/pausar; se estiver no navegador web, surgem botões voltar/atualizar/parar, e assim vai.

Parece que ninguém gostou muito disso, então a Lenovo trouxe de volta os botões físicos F1 a F12. A tecla Caps Lock também marca seu retorno (antes ela foi substituída pelas teclas Home e End), assim como os botões físicos do trackpad. Ou seja, o design é basicamente o mesmo que vimos em 2012! Não se mexe em time que está ganhando, Lenovo.

Novo ThinkPad X1 Carbon (2)

O ThinkPad X1 Carbon oferece uma tela de 14 polegadas com resolução de até 2.560 x 1.440; há modelos com e sem touchscreen. Você poderá escolher entre 4 GB ou 8 GB de RAM, e entre um SSD comum de até 360 GB, ou um modelo mais rápido PCIe de até 512 GB. Também haverá modelos com 4G embutido.

A Lenovo vai lançar o ThinkPad X1 Carbon ainda este mês nos EUA a partir de US$ 1.250.

Novo ThinkPad X1 Carbon (3)