Lembra há cinco anos, quando empresas anunciavam eletrodomésticos inteligentes rodando Android? Agora temos uma geladeira que roda Windows 10.

Como é usar a geladeira inteligente da Samsung com tela de 21,5 polegadas
Laptop da Lenovo com Windows 10 tem um teclado touch que serve para desenhar

A LG demonstrou na feira IFA, em Berlim, a geladeira Smart Instaview Door-in-Door com uma touchscreen de 29 polegadas. A tela é translúcida, e segundo a CNET, você pode ver o que há por dentro sem abrir a porta – basta tocar nela.

A tela permite arrastar e soltar ícones por cima de diferentes alimentos para indicar de quem é cada item, ou quando ele vai vencer. Além disso, “você pode inserir anotações, definir um temporizador, adicionar receitas e informações sobre refeições saudáveis, ou simplesmente marcar alimentos que você pode ver através do display translúcido”, segundo o The Verge.

lg geladeira windows 10 (2)

Claro, o destaque fica para o sistema operacional. Como explica o The Verge, “você pode abrir todo tipo de aplicativo do Windows na geladeira, e até mesmo clássicos como MS Paint e Regedit se assim desejar”.

E como temos aqui uma versão completa do Windows 10, é possível usar a Cortana para controle de voz, rodar vídeos do YouTube no Microsoft Edge, e tocar música nos alto-falantes.

A geladeira tem processador Intel Atom e 2 GB de RAM. Para o The Verge, ela é “rápida e fluida de usar”; a CNET diz que ela “travou duas vezes”.

Esta geladeira lembra a Samsung Family Hub, anunciada em janeiro na feira CES: ela possui uma touchscreen de 21,5 polegadas e roda Tizen. A versão da LG parece ter duas vantagens: ela aceita comandos de voz (graças à Cortana) e não depende da fabricante para atualizações de software – tudo ficaria nas mãos da Microsoft.

Claro, essa concorrência só existirá de verdade se alguém realmente quiser uma geladeira inteligente. A LG não revela preços, mas diz que lançará a Smart Instaview Door-in-Door ainda este ano.

[The Verge e CNET]