Depois da tela de celular esticável, a LG lançou na segunda-feira (21) um alto-falante “invisível” para carros. Na prática, ele consiste em um sistema de tela plana que fica nos encostos de cabeça e no painel dos automóveis.
A ideia da novidade, chamada Thin Actuator Sound Solution, é substituir os cones e ímãs, comuns à maioria dos alto-falantes, por estruturas mais finas e discretas. A inovação pode ser nstalada em partes planas dos carros e, assim, produzir uma experiência de som 3D “imersiva e rica”, segundo a LG.
Os painéis são pequenos: medem 5,9 x 3,5 polegadas – quase o tamanho de um cartão postal. A espessura não chega a 1 centímetro e peso inferior a 40 gramas. Segundo a LG, a leveza não compromete a qualidade do som.
A fabricante sugere que o alto-falante invisível pode ficar dentro de forros e pilares dos carros, além de partes com menos atrito nos bancos (como é o caso dos encostos de cabeça) e no painel.
A tecnologia parece ter base em CSO (Cinematic Sound OLED), um display que a LG acaba de lançar em suas TVs OLED que vibra para gerar áudio sem precisar de aparelhos separados.
A LG espera que o alto-falante invisível entre no mercado de novos modelos de automóveis já no primeiro semestre de 2023. A fabricante apresentará a tecnologia em janeiro na feira de inovação CES, em Las Vegas.
Se a moda pegar, tudo indica um futuro com mais espaço nos painéis dos carros e no banco do passageiro, por exemplo, uma vez que não seria mais necessário incorporar alto-falantes em cone. Essa redução pode proporcionar uma economia de peso para os carros – e, talvez por isso, mais eficiência ao demandar menos gastos de combustível.